De antemão, eu já quero me desculpar com você por chegar na sua timeline com essa grande dúvida filosófica. Mas eu preciso compartilhar essa dica com você, porque realmente acho que pode mudar a sua vida. Senta e imagina comigo…

Já são 21h30 e você tem meia hora para acabar de ver aquele episódio da sua série favorita no Netflix antes de dormir. De repente, bate aquela bendita vontade de devorar uma barra de chocolate. O que você faz? Afinal, é melhor dormir com fome ou comer à noite?

De acordo com os especialistas, essa resposta não é tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Contudo, se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo.

“Comer antes de dormir causa má digestão, inchaço e sono inadequado. Consequentemente, isso tudo leva a baixos níveis de energia e fadiga”, diz ela. Além disso, com o passar do tempo, noites mal dormidas facilitam o ganho de peso. Isso vale, especialmente, se você está acostumada a comer calorias vazias ou em excesso à noite.

Tá, mas o que eu devo fazer?

Para descobrir, meça sua fome em uma escala de um a 10. Um significa que você está satisfeito e 10 está com muita fome. “Se você está acima de seis, melhor comer um lanchinho antes de dormir. Opte por algum que tenha menos que 200 calorias”, diz Moskovitz.

Se a sua fome está em cinco ou menos, “tome um copo d’água ou um chá quente e vá dormir”, diz ela. “Na maioria das vezes, a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome verdadeira, mas por tédio ou estresse.”

Se você realmente sente fome à noite, prefira um lanche integral e de baixa caloria como uma torrada de grãos, cereal com bastantes fibras ou pipoca. “Carboidratos integrais ajudam a liberar serotonina no cérebro, o que faz com que você se sinta calma e pronta para dormir”, afirma Moskovitz.

Independentemente do que você faça, fique longe dos alimentos repletos de proteína ou gordura – isso significa nada de pasta de amendoim naquela torrada ou manteiga na pipoca –, uma vez que eles demoram mais para serem digeridos e podem atrapalhar seu sono.

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