A maior festa popular do país leva multidões de pessoas para bailes em clubes e discotecas, bloquinhos de rua, sambódromos e pipocas de trios elétricos. É preciso muito pique para encarar a maratona da folia com samba no pé e muita diversão. Para garantir o fôlego e a resistência física necessários para aproveitar ao máximo tudo o que o Carnaval oferece. Se não quer perder nenhum momento desta época do ano, confira três dicas de exercícios de Altino Andrade, profissional de educação física da Rede de Academias Just Fit:

1. Aquecimento: para aquecer antes de andar alguns quilômetros atrás dos trios ou bloquinhos, o especialista recomenda ao menos que sejam realizados movimentos similares a caminhada, como corrida estacionária, que vai movimentar todos os músculos necessários e pequenos alongamentos. As chances de sentir dores durante ou após a folia existem e a intensidade vai depender do como está o preparo físico de cada pessoa, quem faz atividade física regularmente tem chances reduzidas de sentir dores”, diz Altino Andrade.

2. Musculação: uma série de exercícios de musculação para pernas e braços para preparar o corpo e os movimentos intensos como em aulas de treinamento funcional ajudam a ganhar condicionamento físico. “E também equilíbrio, propriocepção e agilidade”, ensina o profissional. A dica é respeitar o seu limite, não tentar realizar algo que perceba não estar adequado, por isso é sempre importante seguir a orientação do professor de educação física.

3. Na bicicleta: além de aumentar a capacidade cardiovascular – que vai dar mais fôlego para sambar muito, o exercício fortalece os membros inferiores, deixando-os torneados e fortalecidos para o feriado. A ordem é no mínimo 30 minutos em intensidade moderada e rápida, alternando com 3 minutos para cada nível, lembrando sempre que a intensidade é diferente para cada pessoa, por isso você deve definir o que é moderado e o que é rápido para você, não queira fazer o treino do seu amigo.

“A periodização do treino é essencial para alcançar os resultados desejados. Apenas com a prática rotineira dos exercícios é possível tirar proveito e ter energia para aproveitar o Carnaval de sexta à quarta-feira de Cinzas”, conclui Altino.

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