Quando o ciúme chega, pode consumir tudo, causando estragos em nossos relacionamentos e grande sofrimento emocional — muitas vezes sem que compreendamos plenamente a razão disso. Podemos não querer nos ressentir com alguém, mas o desejo de fazer isso parece incontrolável.

Por que eu sinto tanto ciúmes?

O ciúme muitas vezes surge quando sentimos uma ameaça em um relacionamento. Quando crianças, ficamos com ciúmes de nossos irmãos quando recebem a atenção de nossos pais. Quando adultos, podemos sentir ciúmes de uma nova pessoa que chama a atenção de um amigo ou parceiro. É uma constelação de emoções que vão desde medo da perda e ansiedade até raiva, tristeza e humilhação.

O ciúme pode ser genético. Um estudo de 2013 descobriu que cerca de um terço do ciúme é determinado pelos nossos genes. Mas fatores de personalidade, como ter baixa autoestima, também podem determinar se tendemos a sentimentos de ciumes ou não.

É importante perceber que o ciúme em si é uma reação normal, e não devemos nos sentir envergonhados. Trata-se de um alerta de que há perigo, obrigando-nos a tomar medidas para preservar um relacionamento valioso.

Armadilhas mentais do ciúme

O que fazer para não ter ciúmes? Primeiro, entenda que é normal. O ciúme se torna problemático quando surge em cenários imaginários, o que pode nos levar a cometer três grandes “erros cognitivos” que nos levam a interpretar erroneamente a verdade:

1. Leitura da mente: quando você assume que alguém de quem cuida, como um cônjuge, está romanticamente interessado em outra pessoa, apesar de não ter qualquer razão para isso.

2. Personalizar: quando você interpreta tudo em relação a si mesmo. Por exemplo, você pode supor que um amigo que cancela planos porque está doente, na verdade, não quer ver você.

3. Adivinhação: quando você prevê as ações futuras de uma pessoa, como assumir que seu chefe dará ao seu novo colega de trabalho uma promoção maior que a sua.

Não há problema em sentir ciúmes às vezes, mas há uma diferença entre controlar o ciúmes e deixar que ele te controle. A gente pode evitar erros cognitivos notando como o ciúme afeta nosso corpo e mente.

O que fazer na próxima vez que começar a sentir ciúmes?

1. Observe o corpo: Quando o monstro de olhos verdes assume, como isso faz o seu corpo se sentir? Existe um aperto no peito? Uma pressão na sua cabeça?

Uma prática de varredura corporal pode ajudá-lo a perceber onde o estresse dos sentimentos de ciúme surge em seu corpo — podem ser lugares diferentes para todos. Você também pode anotar seus sentimentos para focar sua atenção e começar a se acalmar.

2. Reconhecer padrões de pensamento: Quando você perceber que está começando a cair nas armadilhas da mente, como a leitura mental, personalizando ou adivinhando, dê uma a pausa. Considere se esses pensamentos são baseados em fatos. Isso pode te ajudar a refletir sobre aspectos positivos do seu relacionamento para que você possa se concentrar no que você valoriza nessa pessoa.

3. Identifique a raiz do seu ciúme: Se você puder, tente entender o que acha que está realmente ameaçando seu relacionamento. É porque o seu amigo passou algum tempo com essa nova pessoa — ou porque você tem trabalhado mais horas e não consegue vê-los tanto quanto gostaria.

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