A Oficina Cultural Alfredo Volpi – da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela Poiesis – organizou em parceria com o Coletivo Cultural Sankofa um dos maiores eventos sobre cultura LGBT+ da Zona Leste de São Paulo. É a 5ª edição da Mostra Excêntrica, que começou semana passada e segue até 27 de outubro. A programação gratuita conta com apresentações de teatro, dança, oficinas, mesas de debate, performances, exposição fotográfica, exibição de documentário e shows.

Logo mais, às 20h, tem vez a peça Dama da Noite, adaptação do conto de Caio Fernando Abreu. Com direção de Andre Leahun, o ator Luiz Fernando Almeida interpreta a personagem Dama no monólogo que fala sobre um ser humano que se sente marginalizado. A peça é indicada para maiores de 18 anos, e é necessário chegar com trinta minutos de antecedência para retirar os ingressos.

Já no dia 19 de outubro, às 20h, será a vez do público prestigiar o documentário Economicamente Gay (2011), produzido e idealizado por Adri Ona, jovem residente do bairro Jardim São Luís, periferia de São Paulo. O curta-metragem investiga a questão da homossexualidade na periferia; a proposta é tratar da descoberta da sexualidade e do preconceito sofrido. A população que discrimina essas pessoas muitas vezes teve o primeiro contato com a temática homossexual por meio da mídia, que em sua maioria representa gays de classe média e alta. O documentário evidencia o apagamento dos gays das periferias e investiga na rua os efeitos dessa representatividade escolhida a dedo.

Fechando a programação, no dia 27 de outubro, a partir das 15h, a Oficina Cultural será palco da performance de quatro drag queens: Alexia Twister, Akira Werneck, Lavinia Storm e Sasha Zimmer. Às 19h, o coletivo Baile Helipa LGBT+ aquece o público para o show de Rico Dalasam, que começa às 20h. O trabalho do cantor, que aos 25 anos inaugurou a cena queer no rap nacional, narra suas experiências como jovem, negro, gay e morador da periferia de São Paulo.

Confira a programação da 5ª edição da Mostra Excêntrica, que acontece na Oficina Cultural Alfredo Volpi

  • Rua Américo Salvador Novelli, 416, Itaquera
  • Telefones 2205-5180 e 2056-5028
  • Terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
  • www.oficinasculturais.org.br

Espetáculo Dama da Noite
Quarta-feira, 10/10 – às 10h
Faixa Etária: a partir de 18 anos

Espetáculo Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas
Quarta-feira, 17/10 – às 20h
Faixa etária: a partir de 14 anos

Documentário Economicamente Gay
Sexta-feira, 19/10 – às 20h
Faixa etária: Livre

Performance #2017-445, com Coletivo Bixa Pare
Sexta-feira, 19/10 – às 19h
Faixa etária: Livre

Espetáculo Gotas de codeína
Quarta-feira, 24/10 – às 20h
Faixa Etária: a partir de 18 anos

Performance Drag, com Alexia Twister, Lavinia Storm e Sasha Zimmer
Sábado, 27/10 – às 15h
Faixa etária: Livre

Intervenção Pátria Amada
Sábado, 27/10 – às 16h30
Faixa etária: Livre

Baile Helipa LGBT+
Sábado, 27/10 – às 19h
Faixa etária: Livre

Show do Rico Dalasam
Sábado, 27/10 – às 20h
Faixa etária: Livre

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!