Eu sei bem que você tem toda vontade do mundo, mas, na hora H, pensa melhor, se deixa vencer pelo cansaço do cotidiano e simplesmente deixa sua saúde pra depois. Esqueça aquele papo de apenas ser um monstrão da academia. Fazer exercícios físicos com regularidade é uma recomendação médica e uma das principais vias para quem busca previnir doenças provocadas pelo sedentarismo.

Se você ainda não criou coragem para começar a praticar atividade física, confira os dez motivos listados pelo professor da Bio Ritmo, Guilherme Leme. Eles certamente vão te deixar muito mais motivado, com vontade de iniciar os treinos e de ter uma vida com hábitos saudáveis.

1. Diminui a incidência de doenças cardíacas

Praticar exercícios cardiovasculares melhora a resistência do coração e colabora muito para que ele fique mais preparado para outros esforços do dia a dia. Um coração melhor condicionado reduz a pressão arterial, diminuindo a incidência de doenças cardíacas.

2. Reduz o colesterol

O exercício regular de forma geral contribui para a redução dos níveis de colesterol que causam doenças do coração. Aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e reduz o LDL (mau colesterol).

3. Melhora a qualidade do sono

Pessoas que se exercitam de forma rotineira apresentam menos distúrbios de sono do que pessoas sedentárias.

4. Promove sensação de felicidade

O estímulo gerado pelo exercício físico libera no organismo substâncias químicas que promovem a sensação de prazer e realização. Por isso, treinar vai deixar os seus dias mais felizes e pode ser um poderoso remédio para prevenir a depressão.

5. Pode aumentar sua expectativa de vida

Já existem fortes evidências que apontam um aumento da longevidade de pessoas que se exercitam regularmente, em comparação a pessoas sedentárias. A atividade física promove qualidade de vida e saúde, podendo assim, aumentar a expectativa de vida.

6. Melhora da postura

Pessoas que fazem exercício físico podem ter uma postura corporal mais alinhada, evitando dores nas costas e nas articulações.

7. Ajuda a prevenir o diabetes

O diabetes é a resistência do organismo em metabolizar os açúcares no sangue. Todo e qualquer exercício físico faz com que suas células consumam esses açúcares para usar como fonte de energia e gerar contração muscular.

8. Promove emagrecimento

Exercitar-se é uma opção saudável e eficiente para quem quer reduzir a gordura corporal e ganhar massa muscular.

9. Melhora da capacidade muscular

Para qualquer tipo de movimento que fazemos no dia a dia, utilizamos nosso sistema muscular. Os exercícios com peso, tornam a pessoa mais forte e mais resistente para as atividades diárias, deixando o corpo menos suscetível a dores e lesões.

10. Melhora da disposição (ou nível de energia)

A prática de exercícios faz com que o organismo aumente sua taxa metabólica após os treinos. Isso te deixa com mais energia e disposição para as outras atividades do dia, reduzindo a sensação de fadiga e cansaço.

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