Você passa horas rolando na cama e o sono não vem. Quando consegue cochilar, de repente, acorda de novo e de novo e de novo. A famosa insônia que pode acabar com o nosso bem-estar e prejudicar nossas vidas na escola, faculdade e trabalho. Sem falar nas relações interpessoais que ficam abaladas por conta dos graves sintomas que a falta de uma boa noite de sono pode causar.

Agora, você já para pensar que o problema pode estar no que você está comendo?

Saiba que os alimentos que favorecem a insônia são os estimulantes como café, Coca-Cola, chocolate e até a pimenta. Já os alimentos que combatem a insônia são os ricos em triptofano como leite, nozes, aveia e tomate. Se você sofre com a insônia, saiba que é preciso ingerir estes alimentos diariamente como parte do tratamento para dormir melhor.

A insônia pode ser provocada por fatores como estresse, trabalho noturno e falta de uma rotina diária, o que faz com o corpo não tenha horários adequados para as atividades do dia. Além desses fatores, o uso de medicamentos também pode causar insônia em algumas fases da vida, especialmente nos idosos.

Os alimentos que ajudam a combater a insônia são:

  • Alimentos ricos em triptofano: coxa de peru, leite, carne de vitela, salmão, tomate, queijo branco, nozes, mel;
  • Alimentos ricos em vitamina B6: cenoura, cebola, kiwi, levedura de cerveja, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha, soja;
  • Alimentos ricos em vitamina C: acerola, laranja, limão, aspargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão, tangerina;
  • Alimentos ricos em magnésio: alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre;
  • Alimentos ricos em carboidratos complexos: macarrão e arroz integrais, batata, feijão, grãos integrais como linhaça e chia.

A falta de cálcio no organismo pode estar relacionada à insônia e, por isso, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como iogurte natural e leite, especialmente antes de ir dormir. Uma boa dica é tomar 1 copo de leite morno antes de ir para a cama.

Alimentos que podem causar insônia

Além de consumir os alimentos que combatem a insônia é importante evitar os alimentos que estimulam o sistema nervoso central e que dificultam o sono, como:

  • Café;
  • Bebidas energéticas como coca-cola, guaravita, guaraná ou Red Bull;
  • Chá preto;
  • Chá mate;
  • Chá verde;
  • Gengibre;
  • Pimenta;
  • Açaí;
  • Chocolate.

Esses alimentos devem ser evitados especialmente depois das 16 horas para que o cérebro consiga receber os impulsos elétricos necessários para a perfeita regulação do sistema sono-vigília, e assim garantir uma boa noite de sono.

Como fazer uma alimentação contra insônia

Na alimentação para insônia, além dos alimentos que devem ser evitados e daqueles que podem favorecer o sono, é importante seguir as seguintes dicas:

  • Não fazer uma refeição fria, como salada, ao jantar. Uma sopa ou outra refeição quente é o mais aconselhado;
  • Não jantar muito próximo da hora de ir para a cama;
  • Não assistir televisão enquanto estiver jantando.

Para combater a insônia também é importante ter horários regulares, tanto nas refeições como nos horários de dormir e acordar.

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