O grupo Cena Onze de Teatro em parceria com a MT Escola de Teatro está arrecadando roupas femininas para doar às detentas da ala Arco-íris do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

De acordo com o diretor do Cena Onze de Tatro Flávio Ferreira, a ideia da arrecadação surgiu durante uma visita na ala no dia 29 de agosto, quando o grupo foi convidado a acompanhar a diretora de Promoção dos Direitos LGBT do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Marina Reidel.

“Conhecemos a ala e um dos itens pedidos por elas foi roupas femininas. Ficamos comovidos com a ideia, é um pedido simples, mas que para elas é importante”, contou.

A arrecadação, segundo o diretor, teve início na semana passada e as roupas arrecadadas devem ser entregues na próxima semana.

“Já arrecadamos muitas peças. A ideia é fazer um cabide solidário dentro do presídio. Este é o primeiro projeto, mas pretendemos estreitar essa relação, ainda existe muito preconceito e não é isso que queremos”, ressaltou.

As pessoas que desejam fazer a doação devem levar as peças, em qualquer horário, até o Cine Teatro Cuiabá, que fica no Centro da capital.

Arco-íris

A ala Arco-íris foi criada em 2012 e abriga atualmente 30 presos entre transexuais, gays e travestis, segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

De acordo com a Sejudh, as detentas podem usar o nome social, conforme a identidade de gênero. Os documentos de registro devem ter campos para preenchimento do nome social de transexuais e travestis.

“A impressão que tivemos durante a visita foi muito boa. É tudo organizado e limpo. Entendemos que elas querem apenas serem respeitadas em suas escolhas”, disse Flávio.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!