Todo mundo tem aquele amigo que, apesar de comer como um urso selvagem, parece que nunca engorda uma mísera grama. Ele continua fino como um lápis. E em geral a turma também possui um exemplo oposto: o amigo que sempre está fazendo dieta, mas nunca emagrece.

A explicação deste mistério está na ciência. O corpo humano é dividido em, basicamente, três biotipos corporais: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo, que possuem estrutura óssea e metabolismo diferentes.

Qual é a importância de saber isso? Pois ao identificar a sua característica predominante, você pode montar um treino e uma dieta mais adequados ao seu caso, atingindo assim resultados na academia com mais eficiência. Então bora se aprofundar no assunto.

ECTOMORFO

É o típico magrão: peitoral mais reto, ombros estreitos e pouca barriga. Como um maratonista. Pessoas assim possuem metabolismo rápido e apresentam dificuldade em ganhar peso ou massa muscular.

Para ter bons resultados na academia, ou seja, dar uma trincada legal no corpo, aconselha-se que um ectomorfo foque bastante na musculação e maneire nos exercícios aeróbico, porque queima calorias com excessiva facilidade.

Desenvolver um six-pack é relativamente simples para os ectomorfos, porque a porcentagem de gordura corporal fica lá embaixo, deixando os músculos do abdômen em evidência. Essa é a boa notícia. Por outro ladro, crescer os braços e peitoral leva algum tempo…

O personal trainer Scott Laidler, famoso por treinar vários atores britânicos, sugeriu numa entrevista à “Men’s Health UK” uma rotina 3 treinos curtos por semana, para dar bastante tempo dos músculos se recuperarem.

Quanto à alimentação, Laidler recomenda um consumo alto de calorias, incluindo proteína e carboidrato, para ganhar massa muscular. Caso contrário, seu corpo não terá capacidade de recuperar a energia gasta no treino — e realizar com eficiência o processo de hipertrofia.

MESOMORFO

Estes são os camaradas abençoados pela genética. Os mesomorfos costumam ter os músculos mais definidos e estrutura óssea grande, além de facilidade em ganhar massa muscular e queimar calorias.

Dessa forma, é referência de um corpo atlético. Sabe aquele cara que, depois de um mês na academia, já está com o corpo em formato de “V” e destruindo no supino? Pois é, estamos falando dele mesmo. Agradeça a Deus se você for assim, porque facilita bastante a vida.

Praticamente qualquer treino é eficiente para um mesomorfo, diz Laidler, porque o corpo responde bem a todo tipo de estímulo. A única coisa que você não pode fazer? Malhar e comer com displicência. Tendo dieta e treino balanceados, você ficará trincado em pouco tempo.

ENDOMORFO

No extremo o oposto dos rapazes ectomorfos, nós temos os endomorfos, com uma constituição corporal que lembra a de um jogador de rugby: ombros largos, ossos grandes — e geralmente uma barriga proporcional.

Pois é. Os endomorfos ganham músculos com certa facilidade, mas infelizmente apresentam uma tendência de acumular gordura, com baixa definição muscular. Para atingir um six-pack, precisa ralar muito nos treinos.

O conselho do personal trainer Scott Laidler? Fazer bastante cardio e treinos de musculação de alta intensidade, mandando ver nas repetições. Mas só isso não é o suficiente: é essencial prestar atenção à dieta, diminuindo o consumo de carboidrato e focando mais em proteína.

PALAVRAS FINAIS

Esses três biotipos — ectomorfo, mesomorfo e endomorfo — não são 100% absolutos. Você pode estar na metade do caminho entre ecto/meso ou ecto/endo, apresentando uma combinação das características de ambos.

E como eles são um resultado somado da genética e dos hábitos, você pode mudar de categoria ao longo da vida. Leva tempo e demanda esforço, mas é possível.

Aqui no texto apresentamos alguns conceitos básicos para identificar seu biotipo dominante e direcionar seu treino/dieta para um caminho mais adequado a ele.

Mas se você quer resultados sólidos, é indispensável montar um treino específico com algum personal trainer da academia e visitar um nutricionista para desenvolver um cardápio que atenda às suas necessidades.

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