O botox capilar é um tipo de tratamento intensivo que hidrata, dá brilho e preenche os fios de cabelo, deixando-os mais bonitos, sem frizz e sem pontas duplas. Embora seja conhecido como botox, este tratamento não contém toxina botulínica, tendo esse nome apenas porque renova o cabelo, corrigindo os danos, tal como acontece no tratamento que é feito na pele.

O botox capilar não serve para alisar o cabelo como a escova progressiva porque não contém químicos, porém como ajuda a nutrir os cabelos com proteínas e vitaminas, no caso de pessoas com o cabelo liso, pode deixar o cabelo mais liso, mas apenas porque o fio está mais hidratado e menos quebradiço.

Algumas das marcas mais conhecidas que oferecem este tipo de tratamento incluem:

  • Forever Liss: Btox Capilar Argan Oil ou Btox orgânico;
  • L’Oréal: Fiberceutic;
  • Lola: Hair Botox Vintage Girls;
  • Y-kas: BBTox Repair Gold;
  • Cadiveu: Plástica de Argila.

Os produtos para o botox capilar podem ser encontrados em lojas online ou lojas específicas de venda de produtos para cabeleireiros e podem custar entre R$100 e R$600,00 dependendo da marca e quantidade de produto comprado.

Como funciona

O botox contém na sua fórmula várias substâncias nutritivas e hidratantes que vão oferecer ao cabelo as proteínas e vitaminas necessárias para um fio forte, flexível e sedoso. Assim, este tratamento é indicado para quem produz vários danos no cabelo, devido à utilização de chapinha ou outros tratamentos com químicos, como a escova progressiva, por exemplo.

Uma vez que não contém formol ou outro tipo qualquer de químico, o botox capilar não deixa os fios mais porosos, ressecados ou sem brilho, e seus resultados podem durar entre 30 a 40 dias, dependendo do produto utilizado.

Passo-a-passo para fazer em casa

Para fazer o Botox capilar em casa, é importante seguir os seguintes passos:

  • Lavar o cabelo e couro cabeludo 2 vezes com um shampoo anti-resíduos ou com o shampoo incluso no kit de Botox capilar;
  • Retirar o excesso de água do cabelo, utilizando o secador;
  • Dividir o cabelo em várias mechas semelhantes;
  • Aplicar o produto de Botox capilar, massageando bem cada mecha desde a raiz até as pontas;
  • Deixar o produto atuar por 20 minutos, não sendo necessário tapar a cabeça;
  • Lavar abundantemente o cabelo com água e shampoo adequado ao tipo de cabelo;
  • Secar bem o cabelo com o secador e a escova.

O botox capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é especialmente indicado para o cabelo danificado, fraco, desvitalizado e quebradiço devido à sua fórmula que nutre intensamente o cabelo, repondo os nutrientes perdidos devido à exposição diária à poluição, vento ou fontes de calor, como sol e secador, mas também é indicado para cabelos cacheados e ondulados. Saiba também quais são as vitaminas que melhoram a saúde dos fios e evitam a queda.

Dúvidas comuns

Botox capilar tem formol?
Os produtos para botox capilar não tem formol mas tem ótimos ingredientes que ajudam a nutrir o cabelo, deixando-o mais bonito e brilhoso.

Botox capilar alisa o cabelo?
O botox capilar não muda a estrutura do cabelo, e por isso ele não alisa realmente, o que acontece é que o cabelo fica mais bem tratado e pode ter uma aparência mais lisa.

Como fica o cabelo depois de lavar?
Depois de aplicar o botox no cabelo e seguir todo o procedimento, deve-se manter uma rotina de limpeza e hidratação do cabelo sempre que necessário. Depois de lavar o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara de hidratação e deixar o cabelo secar naturalmente o cabelo não fica completamente liso, mas fica muito bonito e natural, sem frizz.

Quanto tempo dura?
O tempo pode variar de uma pessoa para outra, mas geralmente em 40 dias pode-se notar diferenças no cabelo, havendo necessidade de uma nova aplicação.

Quem pode usar botox capilar?
Botox capilar é recomendado para qualquer pessoa que deseja cuidar e hidratar o cabelo, à partir dos 12 anos de idade. Ele é indicado para pessoas com qualquer tipo de cabelo, sendo liso, cacheado ou crespo. Cabelos com pontas duplas, muito finos, secos, danificados, alisamento ou coloração.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!