O nosso corpo diz muito mais sobre a nossa saúde interna do que podemos imaginar. Diversas doenças só conseguimos identificar a partir de manifestações físicas em alguma parte do nosso corpo. Acabamos nos acostumando ao fato de que precisamos cuidar do nosso corpo para manter a saúde na melhor condição. Com isso, damos atenção em demasia para determinadas partes e acabamos esquecendo ou deixando de lado algumas outras. No entanto, isso é algo extremamente errado e não podemos menosprezar a importância de cada centímetro do nosso corpo, das menores partes às maiores. Um dos lugares que precisamos estar sempre atento são as axilas, pois elas podem nos alertar sobre várias doenças.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que as axilas podem dizer sobre sua saúde. Se souber de alguma outra que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 – Cheiro

Cheiro forte nas axilas é algo natural. O odor aparece por causa das bactérias que habitam o lugar, que gera acúmulo de suor. No entanto, é fácil combater o mal cheiro com um bom banho ou uso de desodorantes. Se o cheiro permanece forte e constante, pode significar outra coisa. O cheiro incomum que não é eliminado com banho pode ser um sinal de falha hormonal e ruptura da glândula tireoide. Você deve procurar ajuda médica se desconfiar.

2 – Coceira

A sensação de coceira nas axilas recém-raspadas é algo normal. No entanto, se essa coceira não parar, pode ser um sinal de falha na saúde. A irritação severa pode ser causada pela presença de fungos na pele, o que deve ser tratado diretamente com um médico.

3 – Erupções

As axilas são lugares quentes e úmidos, um ambiente ideal para desenvolver várias infecções. Se você está com erupções cutâneas, é melhor procurar por um profissional urgente. Isso pode ser causado também pelo atrito com roupas, clima ou alergias.

4 – Dor

A sensação de dor que surge nas axilas também não é normal. Essa sensação pode surgir após uma grande série de exercícios pesados, mas passará rápido. Se estiver sentindo há muito tempo, é necessário buscar um médico. Isso raramente acontece, mas essa dor pode significar a formação de tumores gânglios linfáticos.

5 – Caroços

Nódulos linfáticos nas axilas são completamente invisíveis. No entanto, você pode encontrar alguma condensação, isso indica que eles estão tentando lidar com a infecção por conta própria. No entanto, se você começar a sentir um nódulo por muito tempo, procure um médico, pois pode ser um sinal de gânglios aumentados, o que causa infecção grave.

6 – Transpiração excessiva

Muito suor é normal se estiver realizando alguma atividade física. Mas se não for sob essas condições, é necessário procurar ajuda médica. Isso pode significar hiperidrose que é uma violação do nível de hormônios, sinalizando o início da menopausa nas mulheres. Transpiração excessiva pode também indicar diabetes e gota.

 

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!