Com a correria dos dias atuais, é cada vez mais difícil ter uma noite de sono tranquila e dormir 8 horas por dia. Com isso, problemas estéticos tendem a surgir, principalmente na área dos olhos, como as olheiras, que conferem aquele indesejável aspecto de cansado ao rosto. “Porém, diferente do que muitos pensam, as olheiras podem ter diversas causas, que vão desde fatores hereditários até hábitos relacionados ao estilo de vida de cada um, como excesso de bebida alcoólica, tabagismo, abuso da exposição solar, medicamentos e processos inflamatórios”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe. Para ajudar você a livrar-se deste incômodo, a especialista apontou as melhores maneiras de disfarçar as olheiras, independentemente da causa. Confira:

– Aplique rodelas de pepino nos olhos: O pepino contém flavonoides, que são compostos bioativos que melhoram a tonicidade dos vasos locais e, consequentemente, a aparência das olheiras. Além disso, ele é composto por manganês e selênio, nutrientes responsáveis por combater os radicais livres, e contém vitamina A, que age como um hidratante para a pele. De acordo com a Dra. Thais, o ideal é colocar duas rodelas geladas de pepino na região dos olhos e deixá-las durante 30 minutos.

– Utilize fotoprotetores: O uso diário de fotoprotetor é fundamental para garantir a saúde da sua pele, diminuindo as chances do surgimento de doenças como o câncer. Porém, o filtro solar também se mostra muito eficaz no combate às olheiras, pois evita que os raios ultravioletas, responsáveis por favorecer o surgimento de manchas, entrem em contato com a pele. “Mas é importante que você tome cuidado na hora de aplicar os produtos, pois a região dos olhos é a parte mais sensível do rosto. Por isso, você deve prestar atenção na composição do produto, evitando componentes que possam irritar a pele, além de escolher o FPS ideal para esse local, que deve ser sempre maior do que 30”, alerta a especialista.

– Aposte nos corretivos e truques de maquiagem: Os corretivos são ferramentas essenciais na hora de disfarçar as olheiras, mas, diferente do que muitos pensam, o ideal é optar por um tom mais pigmentado que sua pele, pois ele ajudará a diminuir as manchas de forma mais eficaz. Para cobrir as olheiras mais amarronzadas e profundas, por exemplo, o melhor é usar o corretivo alaranjado e, em seguida, aplicar um outro corretivo por cima, dessa vez da cor de sua pele.

– Faça uso de cosméticos específicos para a área dos olhos: O uso de cremes específicos para a região dos olhos é fundamental como forma de prevenção e tratamento para as olheiras. Isso por que esses cosméticos são, geralmente, ricos em vitamina C, nutriente que combate a produção de tirosina, enzima responsável pela criação de manchas na pele. Segundo a médica, cremes ricos em arbutin também são essenciais para disfarçar as olheiras, pois inibem a oxidação da enzima tirosina, funcionando como potentes clareadores e promovendo a homogeneidade do tom da pele. “Porém, é importante evitar o uso de cosméticos com concentrações altas de ácido retinóico, pois este pode facilitar o surgimento de outros tipos de manchas na pele. O ideal é optar por produtos que contenham substâncias como ácido glicólico e hidroquinona, que são ótimas alternativas para diminuir as olheiras, sendo menos abrasivos que o peeling”, recomenda.

Porém, segundo a Dra. Thais Pepe, a melhor forma de atuar no combate e diminuição das olheiras é através da adoção de hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada e hidratação cutânea. “Mas se as olheiras não sumirem ou estiverem causando muito incômodo, o ideal é procurar um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, finaliza.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!