Se você tiver um smartphone da Samsung, fique bem esperto porque tem uma galera relatando a existência de um defeito preocupante no Samsung Messages, aplicativo de mensagens da fabricante disponível em todos os dispositivos Galaxy.

Segundo alguns usuários, o aplicativo está enviando imagens da galeria do usuário para contatos aleatórios, sem a permissão ou comando do usuário. Isso é feito sem aviso nenhum. Os clientes dizem descobrir que as imagens foram enviadas somente quando o destinatário responde à imagem. Um usuário relatou no Reddit que o celular enviou, erroneamente, sua galeria inteira de imagens para um contato no meio da noite.

Diversos relatos foram enviados ao site Gizmodo e dizem que até mesmo os smartphones mais recentes e topo de linha da Samsung, como o Galaxy Note 8 e Galaxy S9, foram afetados.

O site aponta que a falha pode se tratar de uma “interação estranha entre o Samsung Messages e as atualizações mais recentes do perfil RCS (Rich Communication Services) liberadas pelas operadoras norte-americanas. Essa “tecnologia” está presente no aplicativo e tem como objetivo aprimorar as funcionalidades do SMS, trazendo recursos como o melhor compartilhamento de mídia e indicadores de leitura.

A Samsung disse, em comunicado, estar ciente das reclamações e estar tentando “entender o problema”.

Usuários da Samsung que quiserem evitar o problema podem contorna-lo de duas maneiras: remover o acesso do Samsung Messages ao armazenamento do celular, nas configurações do mesmo, ou baixar um novo aplicativo de mensagens, como o Android Messages.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!