O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo. Ele é a peça fundamental para quem quer ter um dia menos estressante e aproveitar uma espécie de spa em casa.

Isso é possível? “Milhões de neurotransmissores e receptores sensoriais estão espalhados pelo nosso corpo. Massagem é a prática de aplicar pressão ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões e ligamentos. E há vários benefícios envolvidos, dentre eles o alívio do estresse psicológico e de tensões, além da melhora da circulação e rejuvenescimento”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas. Dessa forma, bons motivos não faltam para fazer da sua casa um verdadeiro spa.

É óbvio que, se o objetivo é tirar o estresse, o primeiro a ser feito é desligar o celular e colocar uma música bem tranquila. Logo após, você já pode começar algumas manobras de massagem para aliviar as tensões, e essas devem ser direcionadas principalmente aos pés e pernas. No banho, as luzes artificiais podem ser desligadas e velas podem ser acendidas, o toque é fundamental e deve continuar no mesmo espírito relaxante.

Evite usar produtos abrasivos e que possam provocar irritação na pele, afinal você quer relaxar. Para finalizar, aproveite os minutos após o banho para hidratar o corpo inteiro. “A pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca, podendo assim receber loções e cremes mais espessos e pesados. O uso de hidratantes mantém a barreira cutânea em funcionamento, protegendo contra a perda d’água e a ação de micro-organismos e substâncias irritantes”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Não esqueça do rosto, pois essa parte merece mais cuidado. Esqueça a pressa do dia-a-dia e faça movimentos suaves e demorados. “Aplique seu hidratante com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto colocado na pele”, afirma Isabel.

Confira abaixo produtos faciais e corporais que vão ajudar no seu spa day:

– Com ação altamente hidratante, o U.SK Young Glow Balm, da Under Skin, é um bálsamo facial que mantém a aparência jovem da pele e recupera o balanço do manto hidrolipídico, por meio da melhora da barreira cutânea.


Alchemy Face Restore, da Buona Vita, é um sérum facial de reparação de barreira cutânea com alto poder hidratante, regenerante e dermoprotetor. Altamente concentrado, atua como fortalecedor da barreira epidérmica e reconstitui a derme.


– Rico em Vitaminas, o Hidratante Nutritivo, da Biozenthi, pode ser usado no rosto e no corpo, a fim de promover hidratação prolongada e efeito calmante. O produto é livre de ingredientes alergênicos, não conta com ingredientes animais e tem uso seguro para veganos e celíacos.


– O Bio Lift, da Buona Vita, é um creme corporal ideal para manter a firmeza e elasticidade da pele, além de hidratar o tecido cutâneo. O Bio Lift deve ser aplicado nas mamas, pescoço, colo, abdômen, coxas e glúteos previamente limpos e secos, com manobras de massagem até completa absorção do produto.


– O HidraSoft Corporal com Aquaporine e Semente de Uva, da Pharmapele, é um hidratante corporal de fácil e rápida absorção, com textura leve e aveludada. Contém óleo de semente de uva e é enriquecido com a exclusiva Tecnologia Segunda Pele, ativos que se assemelham aos lipídeos naturais da pele, evitando a perda de água.


– O HidraSoft Corporal com Ceramida e Framboesa, da Pharmapele, reequilibra a função de proteção, garantindo hidratação profunda, nutrição e aspecto radiante.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!