Durante o inverno a pele fica mais sensível e precisa de mais cuidados. Isso acontece por causa da baixa umidade do ar, que faz com que a água da cútis seja perdida para o meio ambiente.

“É comum notar que a pele fica bem ressecada e sem viço. Isso acontece por que o ambiente tende a ser mais seco”, conta o dermatologista especializado em cosmiatria Dr. Alberto Cordeiro. Perguntamos sobre os principais cuidados para manter a hidratação e a saúde da derme nessas temperaturas mais baixas. Confira:

Durante o inverno os hidratantes oleosos ou as versões em creme são mais benéficas?

Qualquer regra que a gente coloque em relação ao uso de hidratantes no inverno pode ser equivocada, porque o que manda é o tipo de pele da pessoa e a forma com que esse tipo de pele se comporta em determinada situação. Se a pele da pessoa é oleosa, eventualmente no inverno ela pode se tornar uma pele mais ressecada e precisar de um creme ou substância mais densa para fazer a hidratação. Há pessoas com a pele oleosa no verão que continuam com a pele oleosa no inverno e, nesse caso, não vai poder usar um produto mais denso. A opção aqui é por um sérum, uma loção ou formulações à base de água, que são mais suaves. O que é mandatório é entender o tipo de pele da pessoa e o comportamento dela nas estações do ano. Cuidados para os cabelos também: Máscaras hidratantes que fazem milagres enquanto você toma banho

E para sabonetes e limpeza durante o frio, existe alguma textura a ser evitada?

O uso também é personalizado. De forma geral, como no inverno a pele tende a ficar mais ressecada, deve-se evitar sabonetes formulados com ácido salicílico ou que tenham asebiol ou ingredientes que possam tirar a hidratação natural da pele. Nesses casos, é melhor optar por um sabonete mais suave, nas versões em mousse, ou um gel de limpeza para pele sensível, que evita agressões. No entanto, como dito, estamos falando de forma generalizada, é preciso saber o tipo de pele da pessoa.

O esfoliante pode ser usado durante o inverno?

Sim, ele pode ser utilizado, porém com o cuidado para não ressecar muito a pele. A indicação é uma vez por semana.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!