Contrariando uma determinação russa que proíbe manifestações de afeto entre pessoas do mesmo em lugares públicos, dois torcedores ingleses surpreenderam e deram um beijaço para comemorar a vitória da Inglaterra sobre a Tunísia por 2 a 1 nesta segunda-feira, 18, em partida válida pela Copa do Mundo. O momento foi capturado pelas lentes do fotógrafo Konstantin Chalabo e estão fazendo o maior sucesso nas redes sociais.

Vale lembrar que o governo da Rússia sancionou, em 2013, uma lei que proíbe manifestações públicas de qualquer gesto afetuoso entre casais homoafetivos. Embora a homossexualidade não seja considerada crime no país, a postura da população referente aos membros dessa comunidade, é bastante hostil.

Perigo

Poucos dias antes do início do mundial, o Itamaraty e o Ministério do Esporte pediram que membros da comunidade LGBT que forem assistir aos jogos, evitem esse tipo de contato sob risco de represálias da população.

“Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas ‘propagandas de relações sexuais não tradicionais feita a menores’ e enquadradas em lei [junho de 2016] que prevê deportação”, alertou os órgãos do Governo Federal.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!