Como você se sente física e mentalmente ao final de um longo dia de trabalho? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente feliz, realizado e motivado com a sua vida e com as atividades que realiza? O quanto os problemas e situações desagradáveis têm afetado a sua vida emocional?

Muitas pessoas não sabem, mas não é só o nosso corpo físico que se esgota diariamente. O nosso cérebro também trabalha arduamente todos os dias. Seja em nosso trabalho, onde precisamos exercer nossa inteligência para produzir bons resultados, seja ao realizar uma prova, seja na atenção que precisamos dedicar no trânsito e, até mesmo, ao fazer compras no supermercado.

É importante lembrar que o nosso cérebro trabalha tanto quanto o nosso corpo e, por isso, ele também precisa de um “descanso” diário e um tempo de relaxamento para que o cansaço cerebral não afete nossa saúde mental e física e, principalmente, as nossas emoções.

Por isso, convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir de que forma você pode identificar e combater o cansaço físico, para que ele não comece a te prejudicar em sua rotina diária.

O que caracteriza cansaço mental?

Também chamada de estafa mental, o cansaço mental nada mais é do que o momento em que sentimos o nosso cérebro sobrecarregado de informações e o nosso corpo começa a dar pequenos sinais físicos de que a nossa mente está cansada e precisa de uma pausa.

Este malefício produz uma série de sintomas como insônia, tristeza constante, nervosismo, desânimo, angústia sem motivo, gastrite, ansiedade, transtornos, fobias, perda de sono, dificuldade de memória, preocupações desnecessárias, perda de apetite, diminuição da libido, entre outros fatores.

Se você já sentiu ou sente alguns desses sintomas é hora de ficar atento, pois você pode estar sofrendo de cansaço mental que, quando não tratado, pode ocasionar inúmeros prejuízos para a sua saúde e qualidade de vida, como estresse, dores musculares, enxaquecas e, até mesmo a depressão.

Quais as possíveis causas?

Hoje em dia vivemos em um ritmo tão frenético de atividades que acabamos nós mesmos nos sobrecarregando. Nos obrigamos a dar conta, com maestria, de todas as responsabilidades da empresa em que trabalhamos, de casa, de nossos relacionamentos, afetivos e familiares, das nossas próprias necessidades, entre outras “obrigações”, que quando menos percebemos, já estamos esgotados, física e mentalmente.

Além disso, este mesmo ritmo, faz com que não consigamos desenvolver a nossa inteligência emocional e lidar da melhor maneira possível com nossas emoções e sentimentos, o que agrava ainda mais a situação do cansaço mental.

Assim, neste processo, é importante entender como lidar com estas obrigações do dia a dia, bem como com as frustrações capazes de impactar negativamente em nosso emocional, para que assim possamos evitar este desgaste mental e físico que podem nos prejudicar.

Dicas para combater o cansaço mental

Para lhe ajudar a minimizar e eliminar o cansaço mental da sua vida, confira dicas preciosas que devem ser executadas cotidianamente.

Pratique um esporte ou exercícios físicos

Já é sabido que a prática de esportes ou atividades físicas trazem diversos benefícios a seus praticantes. Isso porque durante o exercício o organismo produz endorfina, também conhecido como hormônio do prazer, que provoca a sensação de bem estar, além de aliviar dores e oferecer inclusive uma excelente sensação de relaxamento.

Assim, pesquise e inicie uma atividade que você goste, pois isso é importante para que você mantenha regularidade e sinta os benefícios.

Separe um tempo para você

Seja lendo um livro, assistindo TV, ouvindo música, meditando, ou mesmo realizando o simples ato de respirar mais ar puro, é importante que você desfrute bons momentos em sua própria companhia. Isso é importante para que você se conecte com você mesmo, com a sua essência, desenvolvendo assim o seu autoconhecimento e compreendendo as melhores formas de lidar com suas emoções e sentimentos.

Independentemente do que você faça, procure estar, verdadeiramente, em sua companhia e desfrutar desse momento sem se pressionar demais ou dar espaço às preocupações do dia a dia.

Evite levar trabalho para casa

Apenas se não tiver outra possibilidade recorra a esta alternativa, pois quando você leva trabalho para casa, você acaba não conseguindo se desligar e descansar efetivamente e na prática. Dessa maneira, é fundamental que ao sair do trabalho você deixa ele realmente para trás e passe pensar nele somente quando retornar.

Eu sei que esta é uma prática difícil de ser executada, entretanto, ela é uma das que mais vai lhe trazer alívio e o descanso que você necessita para a sua mente.

Aproveite bons momentos ao lado de sua família e amigos

Estar ao lado das pessoas que amamos e que nos amam de volta nos ajuda constantemente a recarregar as energias que gastamos com os assuntos que nos esgotam. Por isso, a minha dica é que você separe sempre um tempo para estar com seus familiares e amigos, e, principalmente, aproveite cada instante da presença de cada um deles.

Digo isso, pois são estas pessoas que vão lhe ajudar em seus momentos de dificuldade e com suas adversidades. Sendo assim, valorize-os sempre que tiver a oportunidade.

Se precisar, procure ajuda especializada

Se ao longo de sua jornada você perceber que não está conseguindo lidar com suas emoções e sentimentos de maneira positiva e assertiva, a minha dica é que você procure ajuda especializada, como a de um pscoterapeuta, por exemplo. Esta alternativa vai contribuir para que você não caia nas armadilhas do cansaço mental e consiga vencê-lo sempre que ele insistir em aparecer.

Assim, procure um psicólogo, converse sobre os seus problemas e não guarde nenhuma de suas angústias só para você.

Cuide da alimentação

Outro ponto que precisa da sua atenção, para evitar que o cansaço mental tome conta, diz respeito à alimentação. É imprescindível alimentar-se de maneira adequada e saudável, evitando alimentos gordurosos, por exemplo, pois eles têm o poder de impactar diretamente em seu humor.

Assim, dê preferência às frutas, verduras e legumes em sua alimentação, para que assim você consiga perceber os efeitos positivos que uma alimentação saudável podem lhe trazer.

Estas foram as dicas que considero mais importantes para que você comece e vença, gradativamente, o cansaço mental. Entretanto, existem algumas outras que você incluir e assim, se sentir uma pessoa mais forte e completa diariamente. Veja:

  • Alimente o bom humor em sua vida diariamente;
  • Não se cobre tanto;
  • Divirta-se mais;
  • Tenha momentos de lazer;
  • Não se dedique somente para o seu trabalho, lembre-se que você também é um ser humano e precisa viver;
  • Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  • Organize suas tarefas diárias;
  • Separe suas atividades por ordem de prioridade;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Não se deixe estressar com o trânsito;
  • Aceite que existem dias bons e dias ruins e que cada novo dia é uma oportunidade de fazer diferente e melhor;
  • Tome banhos quentes e relaxantes;
  • Se precisar, tire alguns dias de folga ou mesmo férias;
  • Pense de maneira positiva;
  • Não deixe que os problemas, seja de qual origem for, afetem a sua vida;
  • Procure ser uma pessoa saudável;
  • Faça exercícios de respiração.

Gostou dessas dicas? Quais outras atitudes você considera importantes para prevenir e combater o cansaço mental? Deixe o seu comentário abaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!