As pomadas para fimose são utilizadas para facilitar os exercícios e alongamentos feitos na pele do prepúcio durante o tratamento. Estas pomadas normalmente contêm um corticoide, como a betametasona, que reduz a inflamação do local, facilitando o alongamento da pele.

Embora este tipo de pomadas nem sempre seja necessário durante o tratamento, ajudam a aliviar a dor e a acelerar o tratamento. No entanto, só devem ser utilizadas com orientação do urologista, no caso de adultos, pois o uso frequente de corticoides por ter efeitos negativos.

Algumas das pomadas mais utilizadas para tratar a fimose incluem:

  • Postec: esta pomada é uma pomada específica para a fimose, que, além do corticoide, possui outra substância que ajuda a pele a ficar ainda mais flexível;
  • Betnovate, Berlison ou Drenison: estas são pomadas que contêm apenas corticoide e, por isso, também pode ser usada em outros problemas de pele.

Preço das pomadas

O preço das pomadas utilizadas no tratamento da fimose varia de acordo com a pomada selecionada, porém, em médio o preço das pomadas apenas com corticoide é de aproximadamente 50 reais.

Já a pomada postec, indicada apenas para o tratamento da fimose, tem um preço médio de 40 reais para uma pomada de 10 gramas e de 80 reais para bisnagas de 20 gramas.

Como usar

A pomada para fimose deve ser aplicada sobre o prepúcio 2 vezes ao dia, a cada 12 horas após higiene da região íntima. A pomada deve ser usada durante 3 semanas ou de acordo com indicação do médico, podendo o tratamento ser repetido por mais um ciclo.

Depois de aplicar a pomada, o médico pode aconselhar fazer os exercícios de alongamento da pele do prepúcio, para reduzir e até curar o grau de fimose. Porém, os casos mais graves, como os de grau 3 podem ser mais difíceis de tratar apenas com a pomada sendo recomendado outras formas de tratamento.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!