Geralmente, a gente foca no uso de tratamentos externos, mas você sabia que também podemos contar com alguns alimentos para combater a queda de cabelo?

Existem muitos fatores que podem influenciar a queda excessiva de cabelo. O que muitos ignoram é que às vezes ela ocorre como resultado de certas deficiências nutricionais. Por conta disso, como complemento aos produtos contra a queda, é conveniente adicionar alguns ingredientes na dieta que promovam a saúde do cabelo.

Abaixo, você confere os 7 melhores alimentos para que você não hesite em aumentar seu consumo se perceber que está perdendo mais cabelo do que o normal.

1 – Espinafre

Este vegetal verde é um dos melhores alimentos para fortalecer os cabelos fracos que tendem a cair em quantidades excessivas. O espinafre tem importantes contribuições de ferro, betacaroteno e vitamina C, todos eles necessários para promover o crescimento saudável do cabelo. Sua leve contribuição de aminoácidos fortalece os folículos capilares e ajuda a manter os fios fortes e brilhantes.

2 – Lentilhas

As lentilhas são uma das variedades de leguminosas mais completas. Sempre foram recomendadas como um suplemento dietético, pois seus nutrientes ajudam a atender os requisitos do corpo.

A contribuição da biotina e das proteínas beneficia a saúde dos cabelos, não só porque freia a queda, mas também porque evita o enfraquecimento e a ruptura dos fios. Elas são uma fonte de ferro, o que favorece o controle da queda em caso de anemia.

3 – Peixes

O salmão, o atum e outras variedades de peixes azuis contêm ácidos graxos ômega 3 e proteínas de alto valor biológico que promovem a saúde do cabelo.

Seu consumo, pelo menos 2 vezes por semana, evita a perda dos óleos naturais do couro cabeludo e estimula o crescimento.
Algumas espécies contêm selênio, nutriente essencial para controlar a queda excessiva. Seus antioxidantes combatem os radicais livres e diminuem os problemas que enfraquecem as raízes.

4 – Aveia

A aveia ganhou um lugar muito importante na dieta diária. Não só melhora a digestão graças às suas contribuições de fibra, mas também oferece benefícios de beleza por seu conteúdo de vitaminas B e minerais.

Estes nutrientes aumentam a força dos fios de cabelo e diminuem a queda de cabelo excessiva. Seus aminoácidos ajudam a fortalecer os folículos pilosos e promovem o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.

5 – Abóbora

A abóbora é um alimento conhecido da gastronomia mundial. É um ingrediente muito versátil e econômico que pode ser adicionado de múltiplas formas na dieta.

Os benefícios da abóbora para o cabelo se devem ao seu teor de vitamina E, um nutriente antioxidante que reduz as agressões causadas por toxinas e pelo sol. Esta substância é absorvida nas raízes e promove o crescimento de novos fios.

Também se destaca pelo conteúdo de ácidos graxos e vitamina C, que ajudam a equilibrar a atividade das glândulas sebáceas, evitando a secura e a queda. Além disso, tem minerais como o potássio e o zinco, cuja absorção estimula o fluxo sanguíneo e a síntese de colágeno.

6 – Ovos

O ovo foi destacado como um dos ingredientes mais recomendados para a saúde do cabelo. Embora sua aplicação em máscaras tenha diversos benefícios, o consumo regular também é aconselhável.

Seu teor de proteína de alto valor biológico apoia a formação de fios de cabelo mais fortes e brilhantes. Estes nutrientes reparam os danos dos folículos pilosos e evitam quebras e queda de cabelo excessiva.

Concentra uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no crescimento saudável.

7 – Oleaginosas

Nozes, amêndoas e outras variedades de oleaginosas contêm aminoácidos essenciais e minerais que proporcionam benefícios importantes para o cabelo.

Sua contribuição de zinco, selênio e magnésio diminui o enfraquecimento capilar e promove o crescimento. Seus ácidos graxos ajudam a manter a produção de óleos no couro cabeludo, o que evita o excesso de secura.

Devido à sua pequena contribuição de ômega 3 e 6, são ideais para evitar a inflamação dos folículos pilosos e dificuldades circulatórias. Seu cabelo está caindo excessivamente? Você ainda não incluiu esses alimentos em sua dieta? Agora que conhece seus benefícios, não hesite em consumi-los regularmente.

Para um controle máximo deste problema, certifique-se de ter outros cuidados básicos com o seu cabelo.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!