Da força para unir o mercado LGBT e ecoturistas, nasce a Just For Men (www.justformen.tur.br), primeira operadora gay friendly com foco exclusivo em Ecoturismo do Brasil. Se Paradas do Orgulho Gay e cruzeiros marítimos figuram entre as ofertas de roteiros para este público, a empresa mira na estratégia de captação de homens gays amantes da natureza e dos esportes de aventura.

A Just For Men traz no seu DNA a inclusão. “Vamos reunir caras gays adeptos do Ecoturismo em níveis variados – montanhistas, mergulhadores, maratonistas, ciclistas, entre outros, praticantes ou amadores -, e que costumeiramente não são vistos ou associados ao perfil dos gays. Não há lógica, julgamento ou exclusividade aos apaixonados pelo turismo de aventura”, conta Diego Freitas, idealizador da empresa.

O Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o País com maior potencial turístico em recursos naturais, por possuir a mais rica biodiversidade de espécies do mundo, distribuídas por seis biomas e três grandes ecossistemas marinhos. Dados sobre o turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) revelam um público estimado em 10% dos viajantes no mundo, sendo 15% do faturamento global do turismo. De acordo com a IGLTA (Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$ 54 bilhões ao ano.

“Embora seja associado à virilidade um homem estar na trilha, o contato com a natureza não é exclusividade de nenhum gênero. Apesar disso, muitos caras gays têm dificuldades para se unir com pessoas que possuam interesses afins, principalmente nesse tipo específico de atividade”. Para o futuro, Diego explica que a Just For Men planeja diversificar os roteiros, oferecendo e divulgando práticas de escalada, rapel, espeleologia, mergulho, bem como outros roteiros nacionais ou internacionais. “Pretendemos ainda avaliar como será o interesse do público em manter viagens exclusivas para gays, lésbicas, trans e/ou mistas”.

Como um braço logístico da Just For Men, está a operadora Aventurista – empresa especializada em trekking e expedições conta com mais de 500 viajantes e 85 expedições realizadas em 3 anos. “Há uns 7 anos percebo a entrada do público gay, mas tudo de uma forma tímida, quase com uma vergonha, o que é um absurdo. Com mais roteiros gay friendly, esta será a oportunidade ideal de mais gente praticando trekking no país” conta o diretor da empresa, Bruno de Maresdon.

O primeiro destino da agência será a viagem para a Chapada dos Veadeiros na semana que vem. O roteiro, exclusivo para homens gays, tem saída dia 28 de abril, no feriado do Dia do Trabalho. “Parece que ali, a natureza fez uma forcinha a mais pra deixar o lugar bonito e acolhedor”, brinca Bruno. A ideia é abranger a maior quantidade de interesses e perceber qual a aceitação e o perfil dos participantes. “Gays vão poder experimentar trilhas, cachoeiras, visitar um bioma único do Brasil e, ao final do dia, voltar para a pousada, descansar, estar entre amigos e se preparar para o próximo dia de aventuras”, fecha Diego. Mais informações sobre o roteiro na agência Aventurista: (11) 99885-0159.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!