Para quem deseja perder peso, sair de casa para ir ao restaurante sempre é um teste para o autocontrole. São nesses momentos que perdemos o controle da situação e nos rendemos às tentações que estão bem ali à nossa disposição. Por outro lado, o segredo do emagrecimento saudável está justamente em aderir a hábitos saudáveis de longo prazo – a famosa reeducação alimentar.

O primeiro passo é ter determinação para querer de fato transformar seus hábitos alimentares. Sabe aquele ditado de que quantidade não é qualidade? “Essa frase resume o conceito básico da reeducação alimentar, pois se trata de escolher nutrir o corpo com alimentos de qualidade, e não em quantidade” resume Juliana Mauri, nutricionista da Cia. da Consulta.

O processo exige uma mudança no estilo de vida, motivo pelo qual muitas pessoas desistem no meio do caminho. “Não é fácil, mas contribui para a perda de peso e ainda traz inúmeros benefícios para sua saúde”, completa a especialista.

A causa para a demora em obter resultados pode estar na presença de hábitos inofensivos do nosso dia a dia, mas que são capazes de sabotar o processo de emagrecimento. Além disso, não podemos nos isolar totalmente de uma vida social e o segredo é saber fazer boas escolhas independentemente da situação.

Confira a seguir as dicas da nutricionista:

No restaurante Italiano

Hábito ruim:
• Comer massas com recheios.
• Optar por molhos gordurosos, como molho de queijo e molho branco.
• Utilizar queijo ralado em excesso.

Solução:
• Prefira as massas sem recheio.
• Priorize pratos com molho vermelho.
• Controle o consumo de queijo ralado.

Na churrascaria

Hábito ruim:
• Comer carnes gordurosas e em excesso, mesmo que já esteja satisfeito.

Solução:
• Fuja da típica frase “vamos fazer valer o dinheiro que foi pago pelo rodizio”.
• Inicie a refeição pela salada.
• Prefira as carnes magras com menor teor de gordura, como maminha ou alcatra.
• Opte também por peixes e peito de frango sem pele.
• Evite alimentos fritos.
• Peça uma salada de fruta para a sobremesa.

Na hamburgueria

Habito ruim:
• Pedir lanche com mais de um hambúrguer.
• Incluir condimentos, como queijo e molhos.
• Optar por acompanhamentos como batata frita e refrigerante.

Solução:
• Peça sanduíche de frango ou peixe.
• Evite molhos e queijos.
• Prefira tomar água.

No restaurante japonês

Hábito ruim:
• Consumir arroz em excesso, pois o arroz japonês pode conter açúcar em seu preparo.
• Optar por frituras em excesso.
• Tomar suco de fruta durante ou após a refeição.

Solução:
• Prefira consumir o temaki sem arroz.
• Priorize o sushi de peixe, pois o de camarão é gorduroso e mais calórico.
• Evite as frituras.
• Peça um picolé de fruta para a sobremesa.
• Beba água para acompanhar a refeição, pois os sucos são calóricos.

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