Dormir é uma maravilha, não é mesmo? No entanto, muitas vezes, acordar cedo pode fazer você render muito mais e ter um dia bastante produtivo.  Além disso, devido a fatores externos, como trabalho, por exemplo, nem sempre é possível cochilar até tarde.

Pensando nisso, a neurologista Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, separou algumas dicas especiais que foram publicadas no jornal “O Globo”, confira:

Durma em horários regulares

O que nos faz ter sono à noite é o nosso tempo de vigília, ou seja, o período em que ficamos acordados. É o acúmulo desse tempo que fará com que tenhamos vontade de dormir. Por isso, se você quer acordar mais cedo, é importante investir na regularidade do horário em que desperta e em que vai dormir.

Não faça exercícios à noite

O exercício físico estimula e excita o sistema nervoso central. Por isso, ele é muito bem-vindo pela manhã, para que tenhamos disposição e energia no transcorrer do dia. Se não for possível se exercitar tão cedo, finalize esse tipo de atividade pelo menos quatro horas antes de se deitar. Essa distância vai garantir que o seu sono não seja prejudicado depois.

Nada de cafeína após as 15h

A cafeína inibe uma proteína chamada adenosina, que nos ajuda a ter sono. Para conseguir dormir cedo, tire café, chá preto e outros alimentos com cafeína após esse horário.

Diminua as luzes do quarto

O que faz o corpo começar a produzir a melatonina, o hormônio do sono, é a luminosidade baixa. Por isso, reduza as luzes da casa quando estiver perto da hora de dormir.

Tome um banho morno

A queda da temperatura corporal é outro fator que leva ao sono. Uma forma de provocar isso é com um banho morno. A temperatura vai diminuir de forma gradual até a hora de dormir.

Liberte-se do celular

A tela azul, presente em celulares e tablets, é outro inibidor de melatonina. Além disso, a interação nas redes sociais faz com que continuemos acelerados. O ideal é deixar o celular fora do quarto — até mesmo a vibração dele já é suficiente para despertar a curiosidade.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!