Uma barba grande e cheia é o sonho de consumo de grande parte dos homens hoje em dia. Porém, durante o processo de crescimento dos fios, é comum que a barba apresente coceira, o que pode ser um grande incômodo. “A coceira ocorre, na verdade, quando a pele por baixo da barba fica irritada ou ressecada. Isso acontece, principalmente, devido ao barbear, já que as lâminas deixam os fios afiados e pontudos, que acabam irritando a pele quando voltam a crescer. Mas a falta de hidratação e o acúmulo e resíduos na barba também são fatores que podem piorar o problema”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da Barba Urbana.

Embora chata, a coceira pode ser evitada com alguns cuidados básicos. Confira:

– Limpe

Uma higiene adequada é o primeiro passo para evitar a coceira, assim você manterá os fios limpos e livres de detritos, poeira e células mortas acumuladas ao longo do dia. Para isso, utilize um shampoo específico para a barba. “Os shampoos convencionais para o cabelo podem ressecar a pele se forem usados na área da barba, causando ainda mais coceira. Além disso, os shampoos específicos para barba também hidratam e suavizam os fios, deixando-os mais maleáveis e menos sujeitos a causar irritação após o barbear”, afirma Ana.

– Esfolie

As células mortas que saem da pele são uma das principais causas da coceira, por isso, esfoliar a pele duas vezes por semana é fundamental. O esfoliante também promove uma limpeza mais profunda nos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos, impedindo-os assim de encravar, além de evitar a formação de cravos e espinhas. O ideal é utilizar esfoliantes específicos para o público masculino, já que a pele do homem é mais grossa.

– Hidrate

Hidratar a pele e a barba diariamente é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. A hidratação pode ser feita utilizando óleos específicos para os pelos faciais.

– Penteie

Ao longo do dia, a barba tende a acumular resíduos e impurezas que podem fazer com que a pele fique irritada e os pelos danificados e sem brilho. Por isso, pentear a barba no fim do dia é essencial. Além de remover os resíduos acumulados, o pente ajuda a treinar os fios para crescerem em uma direção específica, reduzindo o risco de irritações e coceiras. Para esta etapa, utilize um pente de madeira. “A madeira é responsável por retirar a eletricidade estática dos fios, o que faz com que se tornem menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar. O pente de madeira também traz o benefício de distribuir melhor a oleosidade natural do fio, evitando que se acumule na raiz e que a ponta fique seca”, destaca Ana.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!