Você gosta de viajar? Então já sabe que não são todos os lugares do planeta, infelizmente, que respeitam a comunidade LGBT. O mundo ainda é repleto de lugares intolerantes e, em alguns deles, a homossexualidade pode ser até mesmo motivo de prisão.

Para ajudar a comunidade gay a viajar mais e sem medo, a agência de publicidade FCB/SIX fez uma parceria com a organização canadense PFLAG para criar um guia de destinos que classifica lugares ao redor do mundo de acordo com suas políticas pró-LGBT.

Chamado de Destination Pride, o site reúne informações sobre legislação e percepções de viajantes sobre a receptividade local. Estão disponíveis no site informações sobre 195 países, bem como dados específicos a nível estadual para 35 destes. Além disso, a plataforma também compila dados sobre cerca de 2.000 cidades.

As informações são coletadas de plataformas como Wikipedia, Equaldex e Netbase. Os criadores ressaltam, entretanto, que a plataforma ainda é um trabalho em andamento. “Nós nunca gostaríamos que essa ferramenta diminuísse o grande trabalho rumo à igualdade que está sendo feito ao redor do mundo. Ela foi desenhada como uma visualização, com o objetivo de apoiar decisões de viagem, inspirar conversas e contribuir para mudanças positivas“.

O site considera seis aspectos diferentes para compor a nota das localidades. São eles: igualdade matrimonial, leis pró-LGBTs, proteção à identidade de gênero, liberdade e direitos civis, além do sentimento em relação aos LGBTs nas redes sociais.

Pra você ver como aparecem as classificações, avaliamos o Brasil e a Rússia. É, tire suas próprias conclusões.

 

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!