O senso comum já diz que gelatina, que contém colágeno, faz bem a saúde. Mas você conhece, realmente, os benefícios do colágeno? Apesar dele ser muito mencionado hoje em dia — com principal referência a seus benefícios para a saúde da pele, unhas e cabelos –, poucas pessoas sabem o que ele é e como utilizá-lo da melhor maneira para o corpo.

“O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano de extrema importância para a manutenção da boa saúde”, explica o cirurgião plástico Anacleto Bassetto. “Sua principal função é ‘ligar’ e, por consequência, dar sustentação as células que constituem nossa pele, ossos, cartilagens e ligamentos”, detalha o cirurgião.

Apesar de ser produzido de forma natural pelo corpo, o colágeno também precisa ser ingerido para que atinja quantidades eficientes dentro do corpo. Duas fontes alimentares muito ricas de colágeno são o tutano e a gelatina. A gelatina tem papel especial na recuperação de cirurgias plásticas, inclusive. Saiba mais sobre suas vantagens abaixo:

Quais são as principais vantagens da gelatina para o seu corpo?

1. A gelatina é uma das melhores aliadas na cicatrização.

Além de acelerar o processo de cicatrização através da remodelação da pele, que transforma os tecidos em cicatrizes muito mais rapidamente, a gelatina também garante que a pele cicatrizada mantenha níveis de resistência ótimos. “Mesmo depois de cicatrizada, a nossa pele naturalmente só apresenta 70% de resistência quando comparada a pele normal. Por isso, o uso do colágeno é tão importante para a cicatrização”, sugere Anacleto Bassetto.

2. Mesmo com açúcar, a gelatina não te engorda.

A gelatina é um alimento que possui muita água em sua composição. Esse fator ameniza seu peso calórico para quem a ingere. Além disso, a sobremesa também retarda o esvaziamento do estômago dando a sensação de saciedade por mais tempo e provendo, também, maior hidratação.

3. Ela tem nove dos dez aminoácidos que o corpo precisa.

A gelatina é composta por aminoácidos indispensáveis para o organismo. De todos, dez deles nosso corpo não consegue sintetizar naturalmente e precisam ser ingeridos através da alimentação. E destes dez, nove constam na composição da gelatina!

Os benefícios são tantos para o seu corpo que a gelatina se torna essencial para a saúde. Caso você queira uma receita criativa para aproveitar essa sobremesa no verão, siga os passos abaixo: Receita de gelatina com frutas, para saborear o ano todo!

Ingredientes para 10 copinhos:

• 1 saquinho de gelatina de morango

• 1 saquinho de gelatina de pêssego

• 6 morangos (ou outra fruta da sua preferência, como maçã ou manga)

• 1 pêssego (ou outra fruta da sua preferência, como tangerina, uva ou carambola)

• 1 litro de água

Como fazer:

1. Preparar as gelatinas, separadamente, seguindo as indicações da embalagem.

2. Descascar e cortar o pêssego em pequenos cubos. Distribuir por cinco copos tipo de iogurte. Em seguida, colocar a gelatina de pêssego.

3. Cortar os morangos em pedaços pequenos. Distribuir por cinco copos e, em seguida, colocar a gelatina de morango.

4. Levar os copos de gelatina ao frio até solidificarem.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!