Certamente, você já ouviu aquele ditado que diz: uma fruta estragada, pode a estragar todas as outras. Então, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, o mesmo pode acontecer quando se entra em contanto com alguém preguiçoso ou impaciente.

Para chegar ao resultado, os psicólogos entrevistaram 56 voluntários. Os testes foram divididos em três fases. Na primeira: os participantes escolheram entre dois cenários. Na segunda: eles tiveram que supor sobre qual seria a reação de terceiros, sobre as mesmas duas situações. E para finalizar, na terceira, tiveram novamente que escolher sobre os dois casos já citados.

O resultado foi batata. Na terceira vez, os voluntários agiram de acordo com o posicionamento dos participantes na segunda fase. O que demonstrou que a posição deles foi influenciada pela atitude dos demais participantes.

A partir dos resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão que nos casos em que situações denotavam impaciência, imprudência e preguiça, as atitudes foram quase sempre copiadas. Portanto, o contágio foi notório.

Entretanto, os estudiosos alertam que, as atitudes, também podem ser influenciadas por pressão, ou simplesmente pela vontade de ter um feedback intenso.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!