Você não tem obrigação de conhecer todos os grandes pensadores da história da humanidade, mas quero te apresentar um em especial Estou falando de Epicuro, um filósofo grego que acreditava que a felicidade não provinha apenas do mundo espiritual, mas tinha sua ligação maior nas coisas terrenas.

Pra você ter uma ideia de como ele acreditava nisso, o cara chegou a fundar a “Escola da felicidade” e concluiu que o segredo para a felicidade estava no equilíbrio e na temperança. Outros filósofos também defendiam que somos responsáveis por nossa felicidade, nos levando a crer que deixar nossa felicidade por conta do acaso e confiá-la à sorte não seria bom negócio.

A ciência comprova que a felicidade está ligada a hábitos e decisões diretas e individuas. Nós temos uma lista com cinco destas resoluções. As pessoas felizes:

São organizadas

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Riverside sugere que pessoas organizadas e disciplinadas são mais felizes e tendem a viver mais. “Pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação a sua saúde, arriscam-se menos, e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis”, disse o psicólogo Howard Friedman, um dos autores do estudo.

Gastam em experiências e não em bens materiais

O Dr. Thomas Gilovich, um professor de psicologia na Universidade de Cornell que tem estudado a questão do dinheiro e da felicidade por mais de duas décadas, afirma que compramos coisas para ficarmos felizes, e isso funciona. Mas só por um tempo. As coisas novas são excitantes no início, mas então nos adaptamos a elas. Isso não acontece quando gastamos nosso dinheiro em experiências como aventuras na natureza, uma visita a museus ou um pacote de viagem. O bem material não faz parte de nós. As experiências sim. O estudo dirigido pelo Dr. Gilovich concluiu que as pessoas que consomem experiências são mais felizes.

Comem direito

Um estudo divulgado pela Hapiffy diz que comer sete porções de frutas ou vegetais por dia tornam-nos mais felizes. Também afirma que as pessoas que consomem magnésio regularmente têm uma menor probabilidade de ficarem deprimidas.

Praticam atividade física

A prática de atividade física aumenta a produção de serotonina. A serotonina é um dos neurotransmissores responsáveis pelo humor. Ela regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca. Aumentando a produção de serotonina, consequentemente aumenta a sensação de bem-estar.

Socializam

Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, em Boston, investigou durante 75 anos qual o segredo da felicidade. Os pesquisadores acompanharam seus pesquisados por exatos 75 anos. O estudo foi feito com mais de 700 pessoas. Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais e melhor.

Epicuro estava certo?

Para ele a “felicidade é a ausência de dor”. A ciência atual comprovou que ele estava correto em sua máxima. Exercendo esses 5 hábitos não há dores, logo há felicidade.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!