Você provavelmente já ouviu falar do Kefir, mas sabe do que se trata, como utilizar corretamente e quais efeitos ele pode causar no seu corpo? Para sanar essas e outras dúvidas, a nutricionista Melissa Santos, deu dicas e informações esclarecedoras sobre a “planta de iogurte”.

O QUE É

“O Kefir é um probiótico natural; em outras palavras, trata-se de um agrupamento natural de microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades e formas corretas, auxiliam no equilíbrio bacteriano intestinal”, explica a nutricionista. Também conhecido como cogumelo tibetano ou planta, flor e cogumelo de iogurte, o Kefir é composto de pequenos grãos gelatinosos, de coloração amarelada ou branca.

BENEFÍCIOS

De acordo com Melissa Santos, o Kefir auxilia no emagrecimento, pois, além de ter um baixo valor calórico, é rico em proteínas e ajuda na absorção de nutrientes, o que aumenta a sensação de saciedade. A “flor de iogurte” também é uma ótima aliada no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de doenças como a osteoporose, inflamações intestinais e no combate à gastrite.

COMO CULTIVAR E CONSUMIR

Para cultivar, coloque, em um recipiente de vidro, uma colher de sopa de grãos de Kefir e 500 ml de leite fresco de sua preferência (desnatado, semidesnatado ou integral) e deixe o conteúdo em temperatura ambiente por, no mínimo, 24 horas, tampado apenas com um pano ou um guardanapo. Após o tempo recomendado, coe o leite e reserve os grãos de Kefir. O leite, que agora é chamado de “iogurte de Kefir”, já pode ser consumido. Os grãos reservados devem ser adicionados novamente ao leite fresco para produzir mais iogurte para o dia seguinte.

Segundo a nutricionista, ele deve ser consumido apenas uma vez ao dia, pois a ingestão excessiva pode desregular o funcionamento do intestino, chegando a causar dores abdominais. “Ele pode ser tomado no café da manhã ou num lanche da tarde, por exemplo. Para que o sabor fique mais agradável, é possível adoçar com açúcar de coco orgânico ou adicionar frutas”, recomenda.

OPÇÃO SEM LEITE

Quem tem intolerância à lactose pode substituir o leite por água comum com açúcar demerara ou mascavo, ou até mesmo por água de coco. O processo de produção do “iogurte” é exatamente o mesmo do recomendado acima.

ONDE CONSEGUIR

Os grãos de Kefir normalmente são doados por amigos, familiares, vizinhos ou colegas de trabalho. No entanto, para quem não tem com quem conseguir a ”planta de iogurte”, o site Probióticos do Brasil criou uma lista de doadores de Kefir. Na tabela, é possível selecionar o seu estado e procurar o nome de sua cidade e bairro. Depois disso, é só entrar em contato com o doador escolhido, por telefone ou email.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!