Já ouviu aquele ditado que diz que “antes só do que mal acompanhado”? Pois bem, segundo recente estudo publicado na revista Psychological Science, estar em um mau relacionamento pode afetar sua imunidade. A analise foi realizada pela Ohio State University, nos Estados Unidos.

Segundo os psiquiatras, estar em uma relação ruim pode causar estresse crônico. Na pesquisa, os estudiosos avaliaram 85 casais que já estavam juntos em média por 12 anos. Durante uma entrevista, todos os voluntários relataram níveis de irritação eleveada com o companheiro. Além disso, 70% afirmaram que tinham problemas para dormir, e de dores de cabeça constantes. Sintômas estes,  já são preocupantes, que podem ser indicadores de um possível quadro neurológico mais sério.

De acordo com o autor do estudo, estresse crônico pode ser muito prejudicial à saúde e afetar radicalmente o sistema imunológico. Segundo ele, os níveis de hormônios que geram um cansaço mental aumentam e afetam os linfócitos T, que são as células responsáveis pelas defesas do nosso organismo contra infecções.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!