O governo da China inaugurou um banheiro público em Pequim com televisão, internet sem fio, caixas eletrônicos e estações para carregar celulares e carros elétricos. O toalete fica na estação da Praça Fuqian em Fangshan, um distrito no sudoeste de Pequim.

Segundo a Xinhua, agência oficial de notícias, a construção é parte do programa “Revolução do Banheiro”, cujo objetivo é melhorar os padrões sanitários da China para atrair mais turistas internacionais. Por conta do programa, 68 mil banheiros foram renovados nos últimos três anos (cerca de 19% do objetivo final). O plano é construir e atualizar outros 64 mil banheiros entre até 2020.

Banheiro público equipado com Wi-Fi, caixa eletrônico e carregadores para telefones celulares e veículos elétricos em Pequim
Banheiro público na China tem wi-fi, caixa eletrônico e televisão

Mas o projeto também tem sofrido críticas por parte dos moradores. Segundo reportagem do The New York Times, alguns reclamam que as construções são desperdício do dinheiro público. “É apenas um banheiro”, contou Lei Junying, 74, um fazendeiro aposentado que mora em Fangshan, em entrevista ao jornal americano. E ainda acrescentou: “O governo pede às pessoas que paguem impostos. Por que eles não doam esse dinheiro para os bairros pobres?”

Por outro lado, o local se tornou um ponto bastante popular no distrito e dezenas de pessoas visitam o local por hora. O morador Zhou Wang, que é motorista de ônibus, contou ao NYT que espera que o banheiro “ajude a trazer mais visitantes estrangeiros”.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!