Pensando em transformar as vias mais seguras para os pedestres – e, também, para os motoristas –, algumas cidades no mundo estão pintando as faixas de pedestres em 3D. A medida visa a redução da velocidade dos carros, deixando a pintura ainda mais visível.

Com a faixa pintada em desta forma, segundo pesquisas, os carros reduzem a velocidade por conta da ilusão de ótica e de suas cores. Na Índia, pioneira na adoção destas faixas,o Conselho Municipal de Nova Deli confirmou que velocidade média perto delas caiu de 50 para 30km por hora.

China e Islândia também já adotaram a medida, e mesmo sem nenhum estudo que comprove que as faixas reduzem os acidentes, nos países em que foram implantadas elas fazem sucesso.

As artistas Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandy, são mãe e filha, e foram as responsáveis por criar a primeira faixa de pedestre em 3D em Ahmedabad, na Índia. As duas tinham visto imagens de cruzamentos com fitas imitando troncos de madeira nas ruas em Taizhou, e decidiram contribuir com a empresa responsável pelas estradas da cidade. E deu certo.

[manual_related_posts]

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!