Se você – assim como muitas pessoas – não curtem levar pontos, saiba que isso pode mudar em breve. Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Universidade Northeastern e da Faculdade de Medicina de Harvard desenvolveram uma cola cirúrgica que pode fechar feridas e cortes em menos de um minuto.

A novidade foi batizada de MeTro e tem consistência parecida com um gel. Feita com proteína humana, ela é ativada ao receber luz ultravioleta. Uma vez exposta a esse tipo de iluminação, sua secagem é potencializada.

A novidade é vista com bons olhos no meio científico principalmente por conta de sua composição, que torna a cicatrização mais rápida. Além disso, por ser mais flexível, é vista como alternativa muito superior aos pontos no uso em órgão internos, como o coração e pulmão, que se expandem e contraem frequentemente.

Ainda serão feitos mais testes em animais antes de que os pesquisadores iniciem o uso da MeTro em humanos. Porém, há a estimação de que a selagem de feridas em hospitais ao longo dos próximos cinco anos já sejam feitas com o gel.

Veja como funciona:

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!