Sabe aquela situação em que você mais precisa usar a sua internet e, de repente, vem a mensagem desagradável: sua franquia de dados se esgotou. Dá vontade de atirar o aparelho na parede, né mana?

Pois bem, uma pesquisa resolveu analisar a fundo como o brasileiro tem utilizado sua conexão nos smartphones, em busca de compreender melhor este fenômeno. No estudo, realizado pela consultoria Deloitte, foram entrevistadas 2 mil pessoas.

No total, 87% dos entrevistados afirmaram que utilizam ao menos um aparelho. Destes, a metade disse que usa um pacote de dados menor que 3GB no mês. No entanto, o mais impressionante é que oito em cada 10 pessoas afirmou que sua franquia disponível termina antes de acabar o mês.

Mas por que isso acontece no Brasil?

De acordo com a pesquisa, brasileiros utilizam muito a internet nos aparelhos. Pra se ter uma ideia, 33% dos voluntários explicaram que costumam verificar notificações no celular à noite, por exemplo. E, detalhe, entre os jovens de 18 a 24 anos, essa porcentagem aumenta para 45%, ou seja, quase a metade. Além disso, 64% utiliza a internet, inclusive, no trabalho com frequência, 31% de vez em quando e, apenas 4%, disse que não usa o smartphone trabalhando.

E o que esse povo tanto vê na internet?

No ranking, o WhatsApp está no topo, com 94% das pessoas afirmando que este é o app que mais usa no dia a dia. Em segundo lugar, 89% dos entrevistados explicaram que usam muito as redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e derivados. Logo após, o e-mail é o terceiro mais usado para 82%. Por fim, no quarto lugar, acredite se quiser, mas 80% dos entrevistados afirmaram que usa o celular para chamadas de voz.

Agora, um fator curioso revelado no estudo, é que os brasileiros não têm o costume de lotar seus aparelhos com apps novos. 48% usam, normalmente, os mesmos recursos com frequência. O motivo? A falta de espaço foi citada por 38% das pessoas.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!