A campanha “O primeiro Dia dos Pais de César”, lançada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), ONG que luta em prol dos direitos da comunidade LGBT no Brasil há muito tempo, mostra a história de um pai trans que comemora pela primeira vez a data festiva com seu filho.

O comercial, lançado em homenagem ao dia dos pais, mostra uma criança que sente muito orgulho e um amor genuíno pelo seu genitor. No final, seu pai revela que deu à luz a ele, em 2005, quando ainda se chamava Beatriz. O menino fica encantado em saber que nasceu da barriga dele. A ideia principal do vídeo é trazer uma reflexão sobre toda a pureza e inocência das crianças, mostrando também que o preconceito, muitas vezes, é imputado por conceitos, educação e padrões sociais pré-estabelecidos. Fica nítido na campanha que as crianças nascem puras, e só vão se tornar preconceituosas se tiverem uma orientação para tal comportamento.

A iniciativa é inspirada na história de César Sant’Anna, pai transexual de uma menina de 11 anos que teve em 2006, quando ainda não havia feito à readequação de gênero. Em recente entrevista, ele explicou que não compreendia o que havia de errado com seu corpo.

“Durante anos eu sofri muito achando que tinha algo errado comigo. Eu era uma pessoa medrosa, fraca, me sentia vagando num vazio existencial. Eu não tinha nenhuma referência sobre qual era o problema. Quando os debates sobre identidade de gênero e transgênero se fortaleceram e começaram a vir à tona as experiências de pessoas que vivenciaram as dúvidas e sensações que tive, fizeram a transição e se tornaram mais felizes e realizadas, caiu a minha ficha”, explicou Cezar que hoje é pai, feliz e realizado.

Veja o vídeo!

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!