Você já teve a impressão de falar com seu baby cão e perceber que ele interpreta algumas palavras? Então você não está ficando louco. Segundo estudos realizados pela Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, essas criaturinhas fofas que alegram nossas vidas entendem sim o que dizemos para elas.

De acordo com a pesquisa publicada na revista Science, os animais respondem e assimilam as frases ditas a eles, exatamente da mesma maneira que os humanos fazem. O lado direito assimilando a emoção e o esquerdo o pensamento.

Os cientistas notaram que nos 13 cães estudados, ao ouvirem um elogio, o lado direito processava o tom da voz, enquanto o esquerdo decifrava as palavras ditas em si. Ou seja, apenas quando os dois lados concordaram, os cães balançavam o rabinho. Que fofura, né gente?!

“É o trabalho principal do hemisfério esquerdo processar o significado da palavra e o trabalho do hemisfério direito processar a entonação. O cérebro humano não só analisa separadamente o que dizemos e como o dizemos, mas também integra os dois tipos de informação para chegar a um significado unificado. Nossas descobertas sugerem que os cães também podem fazer tudo isso, e eles usam mecanismos cerebrais muito semelhantes”,  explica o Dr. Attila Andics, um dos cientistas envolvido no estudo.

[manual_related_posts]

Para os estudiosos, essa descoberta é um grande passo para compreender melhor a forma como os animais entendem as frases que ouvem. Além disso, derruba a antiga hipótese de que eles só reagem de acordo com o tom da voz, pois os cães não demonstraram felicidade quando escutaram palavras nada amigáveis em um timbre agradável.

Os cientistas ainda afirmam que o estudo é o primeiro passo para entender como os cachorros entendem a fala humana. Além de ser uma evolução muito grande no sentido de melhorar a comunicação entre os animais domésticos e seus donos.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!