Curiosidades

Casal petrificado de Pompéia, de 79 d.C, eram dois homens, revela estudo

Pedro HMC

Um novo estudo confirmou que o casal icônico de corpos petrificados de Pompéia eram dois homens e possivelmente amantes.

Pra quem não conhece a história, é o seguinte: No ano de 79 depois de Cristo, cinza vulcânica e lava do vulcão Vesúvio cobriram a antiga cidade de Pompéia e seus arredores. Perfeitamente preservados, ficaram os moldes dos corpos do par que, desde descobertos, eram apontados como duas mulheres que morreram juntas abraçadas.

Acontece que uma análise de DNA moderno de alta tecnologia e exames permitiram aos cientistas confirmar o sexo das criaturas, e eram dois homens. Usando os ossos e dentes dos corpos, ainda foi possível determinar a idade na época da morte, que era de 18 a 20 anos para ambos.

Massimo Osanna, diretor geral do documentário “Pompéia”, disse ao jornal Telegraph: “Pompéia nunca deixa de surpreender. Sempre imaginamos que era o abraço entre duas mulheres e agora sabemos que são dois homens. Não há como confirmar se eram amantes, mas considerando a posição em que se encontravam, é muito possível sim a hipótese.”

Mesmo assim, a estudiosa e professora da Universidade de Cambridge, Mary Beard acredita que a afirmação não tem fundamento. Procurada pela imprensa, ela afirmou: “Havia muitas pessoas do mesmo sexo em Pompéia, como em qualquer lugar. Agora, determinar a sexualidade porque era um par de vítimas masculinas abraçadas, é bobagem. Quem você escolhe abraçar no momento tenso de uma explosão vulcânica não é um indício da sua orientação sexual apesar do que estão sugerindo”, disse ela.

Veja também:

Comentários

Sobre o autor

Pedro HMC

Pedro HMC

Autor do livro "Um Livro Para Ser Entendido", que desmistifica e explica questões do mundo gay para todos os públicos (compre aqui: https://goo.gl/6au4tf). Criador Põe Na Roda (http://youtube.com/poenaroda). Roteirista dos programas Furo MTV (2010 - 2012) da MTV Brasil, CQC da Band, Amor & Sexo e Adnight da TV Globo. Eterno fã das Spice Girls e marido do Nelson, mas ai de quem acusar de nepotismo!