Vai dizer que você ficou surpresa com a eleição da Suíça como o melhor país do mundo, segundo a revista americana U.S. News & World Report, em parceria com a consultoria Y&R’s BAV e a Universidade da Pensilvânia?

Pra chegar nesse resultado, a organização avaliou 80 países dentro de uma série de critérios como influência econômica, cidadania, qualidade de vida, entre outros. O levantamento conta com mais de 21 mil líderes empresariais e cidadãos em geral e tem como objetivo mostrar como os países são vistos em uma escala global.

De acordo com o estudo, a uma turbulência política de 2016 atingiu muitos países e alterou alguns resultados. Os Estados Unidos, por exemplo, caíram três posições, enquanto a Alemanha – primeiro colocado do ano passado – caiu para o quarto lugar.

O ranking de melhores do mundo é baseado na média ponderada das notas das 9 categorias avaliadas no levantamento: aventura, cidadania, influência cultural, empreendedorismo, patrimônio, motivação, facilidade para os negócios, poder e qualidade de vida.

Curiosamente, o nosso querido Brasil, que passa por uma terrível crise política e econômica, também apareceu na lista. Na real, desde 2016, quando ficamos em 20° dos 60 países analisados. Já em 2017, estamos em 28° colocado no ranking geral. No entanto ficou em 1° lugar na categoria Aventura, que avalia o ambiente agradável, acolhedor e amigável, viagens e turismo.

“Nossos dados capturaram a preocupação mundial generalizada pelas mudanças sociais e geopolíticas que lançaram muitas nações na incerteza e turbulência”, disse John Gerzema, diretor executivo da consultoria BAV.

“O ranking reflete o desejo das pessoas de restaurar algum senso de ordem, recompensando as nações que eles percebem como defensores da neutralidade, da estabilidade e da diplomacia”. Dessa maneira, confira o ranking geral dos 30 melhores países do mundo em todas as categorias do estudo:

  1. Suíça
  2. Canadá
  3. Reino Unido
  4. Alemanha
  5. Japão
  6. Suécia
  7. Estados Unidos
  8. Austrália
  9. França
  10. Noruega
  11. Holanda
  12. Dinamarca
  13. Finlândia
  14. Nova Zelândia
  15. Cingapura
  16. Itália
  17. Luxemburgo
  18. Áustria
  19. Espanha
  20. China
  21. Irlanda
  22. Emirados Árabes Unidos
  23. Coreia do Sul
  24. Portugal
  25. Índia
  26. Tailândia
  27. Rússia
  28. Brasil
  29. Grécia
  30. Israel

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!