Você já reparou como as cordas navais, cuja resistência e robustez são indicadas para o manejo de cargas pesadas, estão se tornando comuns em academias? Exemplo de exercício funcional, o treinamento com corda naval promete gasto calórico elevado por meio de atividades dinâmicas e aeróbicas, deixando de lado a monotonia que por vezes caracteriza a musculação em academias. É possível gastar até 600 calorias com uma hora de treinamento com corda naval.

Há alguns anos, não havia muitas opções de exercícios físicos à disposição de quem quisesse manter ou aperfeiçoar o condicionamento físico. E é nesse ambiente de competitividade entre modalidades de treinamentos e academias de ginástica e musculação que o treino funcional ganhou espaço, principalmente pela promessa de trabalhar todos os grupos musculares de forma integrada, por meio de treinos dinâmicos.

Ao contrário do que acontece na musculação, em que movimentos mecânicos são explorados por meio do uso de aparelhos específicos, o treinamento funcional pretende incorporar o movimento natural do corpo humano. Por esse motivo, tem crescido o número de pessoas que decidem de abandonar a musculação ao não conseguirem se adaptar à rotina de treinos monótonos e repetitivos, dando preferência aos exercício funcionais.

O treinamento com corda naval é um bom exemplo de exercício funcional. No entanto, além de ser utilizada nesse tipo de circuito, a corda naval também favorece a preparação de atletas de artes marciais, tênis e motocross, pois, além de trabalhar boa parte dos grupos musculares superiores, também ajuda a melhorar a pegada e o equilíbrio.

Benefícios do treinamento com corda naval podem variar

O exercício funciona assim: as duas extremidades da corda – que tem de nove a quinze metros de comprimento e espessura de três a cinco centímetros – são seguradas pelo aluno, enquanto um poste ou uma pilastra funciona como apoio para a atividade.

As opções de movimento são muito variadas: podem ser diagonais, altos, baixos, verticais, horizontais e até acompanhados por agachamentos. Em geral, no entanto, os movimentos são ondulatórios, buscando fortalecer os membros superiores com o alto nível de intensidade exigido para realizar o exercício de forma constante.

Entre os benefícios do treinamento com corda naval, estão o ganho de agilidade e coordenação motora:

  • Mais agilidade
  • Coordenação motora aperfeiçoada
  • Mais equiíbrio corporal
  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento dos grupos musculares superiores
  • Melhora da pegada, com mais firmeza e precisão
  • Gasto calórico que pode chegar a 600 calorias por aula

Mas é preciso cuidado: se usada da maneira incorreta, a corda naval pode prejudicar a saúde, ao exigir muito dos músculos lombares. Esteja atento à postura e procure sempre o acompanhamento de um profissional especializado para potencializar os benefícios ao seu condicionamento físico e minimizar o risco de lesões.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!