ATITUDE

Globo lança a Globeleza 2017 com roupa e é muito elogiada na internet

A Globeleza é uma das personagens mais icônicas da televisão brasileira, faz parte do imaginário coletivo e é usada até como adjetivo pelos brasileiros. No entanto, parte do público critica a TV Globo por fazer do Carnaval um espaço de objetificação do corpo da mulher, mais especificamente da mulher negra.

As produções idealizadas desde o inicio da década de 90, por Hans Donner, mostram uma passista nua, sambando com o corpo parcialmente pintado por purpurina.

Mas os anos se foram, a mentalidade das pessoas mudou e, com as discussões sobre diversidade, igualdade de gênero e as lutas contra o machismo e a violência doméstica cada vez mais intensas, a TV Globo resolveu repensar a sua tradicional abertura para a maior festa popular do país.

E pela primeira vez na história, a Globeleza está vestida! Além disso, a nova vinheta de 2017 também ganhou em diversidade, já que a emissora selecionou outros ritmos, como o frevo, o maracatu, o axé e o bumba meu boi.

#Globeleza

Já estamos no ritmo do Carnaval! E tem novidade na #Globeleza desse ano, hein? Quem curtiu? o/

Rede Globo 发布于 2017年1月8日

“Estamos sempre pensando em novidades e agora apostamos na regionalidade, nos diferentes carnavais e em nossa cultura para enriquecer a vinheta com os ritmos que compõem o nosso carnaval. Fomos a cada região buscar um pouco de cada ritmo, um pouco de cada lugar, para fazer a nossa mistura”, contou Alexandre Romano, diretor de arte da Comunicação da Globo, responsável pela concepção do filme.

A mudança estratégica surpreendeu boa parte do público nas redes sociais e, apesar de algumas críticas, rendeu uma maioria de comentários positivos com relação à postura da emissora. A divulgação da Globeleza 2017 durante o “Fantástico” motivou 10,5 mil depoimentos no Twitter.

O termo “Globeleza” entrou 93 vezes nos TTs Brasil, foi registrado no Moments do Twitter e foi também um dos assuntos mais pesquisados no Google.

“Além de representar toda a alegria e diversidade da festa mais popular do país, o Carnaval Globeleza é também a folia com mais respeito, uma diversão alto astral, sem lixo no chão e sem xixi na rua. Esses temas serão abordados em novos filmes a serem lançados no início de 2017” afirmou o comunicado da TV Globo.

Veja alguns comentários das redes sociais:

Veja também:

Comentários

Sobre o autor

Nelson Sheep

Nelson Sheep

Editor-chefe no Superpride, youtuber, editor, produtor e diretor do canal Põe na Roda. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou com jornalismo econômico por 6 anos e fugiu para o mundo dos blogs para estimular o pensamento dos outros. É um ouvinte de primeira.