Curiosidades

Comer alho faz homens ficarem mais atraentes, diz estudo

Que o alho é rico em antioxidantes e nutrientes, além de ajudar no combate ao envelhecimento, prevenir doenças cardiovasculares e evitar gripes, entre outros benefícios, todo mundo sabe. No entanto, apareceu uma nova função para o danado: ele tem o poder de aumentar a atração dos homens.

E quem garante isso são os pesquisadores da Charles University, em Praga, na República Tcheca. Eles concluíram que a alimentação pode influenciar no cheiro que o corpo exala. E alguns alimentos, incluindo o alho, podem potencializar a atratividade.

A série de experimentos, feita com 42 homens, foi publicada no jornal Appetite. Eles ingeriram alho cru (ou cápsulas com extrato do alimento) e usaram algodão nas axilas durante 12 horas. Cada um precisou comer quatro dentes de alho ou 1 miligrama de extrato para que o efeito pudesse ser medido. Os mesmos participantes repetiram depois o procedimento com uma dieta sem alho.

As amostras foram avaliadas por 14 mulheres, que gostaram mais dos homens quando eles ingeriram alho – os voluntários foram chamados de mais “atrativos” e “masculinos”. Uma das hipóteses, levantada no mesmo estudo, estaria ligada à propriedade antioxidante do alimento, que mata bactérias nocivas no organismo e altera o odor do suor, sinalizando saúde a potenciais parceiras.

Outros alimentos também têm um efeito parecido. Segundo uma outra pesquisa realizada por psicólogos da universidade Macquarie, em Sydney, na Austrália, homens com uma dieta rica em carotenóides – uma espécie de pigmento encontrado em vegetais e frutas como cenouras, damascos e abóboras – também são considerados mais atraentes. Mas não só pelo cheiro.

Nesse caso, a pele mais amarelada (graças ao efeito dos alimentos citados acima) é considerada mais bonita pelos parceiros – principalmente entre pessoas de pele clara. Já o odor, segundo as mulheres, seria mais frutado e doce.

Veja também:

Via: Mega Curioso

Comentários

Sobre o autor

Nelson Sheep

Nelson Sheep

Editor-chefe no Superpride, youtuber, editor, produtor e diretor do canal Põe na Roda. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou com jornalismo econômico por 6 anos e fugiu para o mundo dos blogs para estimular o pensamento dos outros. É um ouvinte de primeira.