Põe na Roda

Os 10 melhores vídeos do Põe Na Roda de 2016; assista

Pedro HMC

Lançar de um a dois vídeos quase toda semana durante um ano é um grande desafio. Pensar em ideias, escrever roteiros, produzir convidados e locações, viagens, editar (a parte mais demorada!) todo material e finalizar, e por fim lançar. Em cada vídeo, cada uma dessas etapas precisa ser pensada como se fosse única. O Põe Na Roda entrou em 2016 com quase 300.000 inscritos e saiu com mais de 500.000, com sua média de visualizações saindo de 1,8 milhões de views para mais de 3,5 milhões por mês.

Em 1 ano são mais de 60 vídeos inéditos, fora conteúdos em outras redes sociais. Sendo assim, nada mais próprio que fazer um balanço e eleger quais destes tantos vídeos foram os mais legais dos últimos 365 dias. É bem difícil eleger e comparar uma vez que o formato de vídeos do canal varia bastante: tem documentário, entrevista, viagem, esquete de humor, paródia, vlog, challenges… e por aí vem mais!

Então, antes de chegarmos em 2017, vamos a um apanhado pra que você veja ou reveja (e aproveite pra compartilhar pra quem ainda não conhece) os 16 melhores vídeos do Põe Na Roda de 2016:

10. Como é ser gay e idoso?

Este sem dúvida foi um dos vídeos mais emocionantes do ano. Ser idoso é algo que a maioria de nós vai ser um dia (felizmente!), e por isso, não tem como não se identificar sendo gay ou não. Como é lidar com as dificuldades de estar na terceira idade e ainda assim lidar com as dificuldades de ser uma pessoa LGBT? Como era ser gay antigamente? Que dica dão para os jovens? Todas essas perguntas foram respondidas no vídeo acima.

9. Teste: você reconhece seu namorado?

Um tanto ousado e muito divertido, esse vídeo foi uma das maiores audiências do ano no canal. Um game lançado no Dia dos Namorados em que três casais devem, através do tato, testar se conseguem reconhecer partes do corpo do parceiro.

8. Gays e Lésbicas na quadrilha da escola

Também uma grande surpresa, esse vídeo aconteceu devido a uma mensagem que recebemos de um dos alunos de uma escola onde uma turma se organizou pra que a tradicional quadrilha da festa junina de 2016 fosse assim: pouco convencional e muito mais diversa e inclusiva. Após muita discussão e polêmica com a questão sendo discutida na escola, os alunos conseguiram ter a reivindicação atendida e a gente aproveitou pra mostrar o que veio a ser uma das primeiras quadrilhas com casais de lésbicas, gays e até poliamor em uma escola.

7. Não é por ser bissexual que eu…

Os vídeos mais famosos do canal até hoje são “Não é por ser gay” e “Não é por ser lésbica”. Nada mais justo, né?

6. Criança Viada

Nosso vídeo de Dia das Crianças foi ao mesmo tempo emocionante e engraçado com gays adultos lembrando suas memórias mais longínquas como “viados” ainda quando eram criança: usar camiseta pra fingir que tinha cabelão, andar com o salto da mãe, brincar de apresentadora de TV… Quem nunca, né?

5. 24 Perguntas para: Inês Brasil

Gretchen, Tiago Iorc, Luiza Possi, Nicole Bahls, Laerte… Em 2016 foram muitos os famosos entrevistados pelo canal no nosso quadro das 24 Perguntas. Mas nada se comparou ao fenômeno Inês Brasil, de longe o mais assistido e que gerou mais memes pela Internet em todas as redes sociais.

4. Lésbicas Fora do Armário

Em 2016, as meninas tiveram um mês todinho pra elas, em Janeiro. A promessa é de que apareçam mais ainda em 2017. Todos os vídeos com elas foram incríveis, mas nenhum emocionou mais do que este, com Samanta, Thaís e Nádia contando como se descobriram, se assumiram e enfrentaram problemas não apenas com homofobia, mas machismo e misoginia.

3. Parada LGBT de Recife

Neste ano, viajamos pra Las Vegas, São Francisco e Fernando de Noronha, destinos maravilhosos e que renderam vídeos muito legais. Mas a cidade proporcionou o vídeo mais divertido e ao mesmo tempo emocionante, foi a mais próxima mesmo: Recife. Conhecemos e mostramos a Parada LGBT de lá, a boate mais fervida da cidade e contamos com duas participações muito especiais: o grupo de Mães pela diversidade e a primeira entrevista com homens trans do canal.

2. Expulso de casa por ser gay

Neste vídeo emocionante e triste, porém necessário, mostramos a realidade de jovens que foram expulsos de casa apenas por serem LGBTs. Nele, também divulgamos uma campanha de arrecadação de doações do Iran Giusti, que felizmente conseguiu bater sua meta. Isso deve possibilitar que seja aberto o primeiro abrigo pra LGBTs expulsos de casa do Brasil em 2017, provando que unidos somos muito mais fortes.

1. Casal gay com filhos biológicos

No último vídeo de 2016, mostramos a história de uma mãe que topou ceder sua barriga pra que seu filho gay e o marido dele pudessem gerar seus sonhados filhos. Gravamos o vídeo com ela ainda grávida e ao final mostramos os bebês já nascidos. Caso único e emocionante de paternidade homoafetiva.

Comentários

Sobre o autor

Pedro HMC

Pedro HMC

Autor do livro "Um Livro Para Ser Entendido", que desmistifica e explica questões do mundo gay para todos os públicos (compre aqui: https://goo.gl/6au4tf). Criador Põe Na Roda (http://youtube.com/poenaroda). Roteirista dos programas Furo MTV (2010 - 2012) da MTV Brasil, CQC da Band, Amor & Sexo e Adnight da TV Globo. Eterno fã das Spice Girls e marido do Nelson, mas ai de quem acusar de nepotismo!