Política

Dilma bate boca com jornalista da Al Jazeera: “A Sra. é corrupta ou incompetente”?

A ex-presidente Dilma Rousseff ficou muito irritada após ser questionada sobre o escândalo do Petrolão pelo jornalista Mehdi Hasan, do programa “UpFront”, da rede de televisão Al Jazeera, do Catar. Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (16) mostra parte da conversa entre os dois, que aconteceu no Rio de Janeiro, onde a ex-presidente vive desde que deixou o Palácio do Planalto, em agosto deste ano, após sofrer um processo de impeachment.

No trecho, Hasan diz a Dilma que algumas pessoas dizem que se ela sabia o que estava acontecendo dentro da Petrobras, ela seria cúmplice; se ela não sabia, seria incompetente, e conclui perguntando quais das duas opções é a verdadeira. Exaltada, a ex-presidente afirma que o questionamento é “um tipo de escolha de Sofia”.

“Há uma diferença, e há no mundo inteiro, entre um conselho e uma diretoria executiva. Nem todos os membros da diretoria sabiam que aqueles diretores da Petrobras tinham mecanismos de corrupção e estavam se enriquecendo de forma indevida”, responde.

Em outro trecho, o jornalista questiona se Dilma nega que os “dedos do PT, incluindo o Tesouro, o seu próprio estrategista do partido, e ex-chefe de gabinete”, estavam implicados no escândalo da Petrobras. A ex-presidente afirma que ela não julgará enquanto eles não forem julgados. “Não é meu papel aqui julgar ninguém”.

Segundo reportagem do UOL, em outro momento da conversa, que não aparece no vídeo divulgado, Dilma Rousseff chama o atual presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), de “traidor” e presidente ilegítimo”. “Eu nunca esperei que ele fosse um traidor, mas ele é um traidor. Ele não me traiu como pessoa, me traiu como presidente do Brasil. Ele traiu uma instituição e, além disso, traiu uma campanha”, diz.

A íntegra da entrevista para o UpFront será veiculada nesta sexta, às 17h30 (horário de Brasília).

Confira o vídeo com legendas que está circulando na rede…

Veja também:

Comentários

Sobre o autor

Nelson Sheep

Nelson Sheep

Editor-chefe no Superpride, youtuber, editor, produtor e diretor do canal Põe na Roda. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou com jornalismo econômico por 6 anos e fugiu para o mundo dos blogs para estimular o pensamento dos outros. É um ouvinte de primeira.