Saúde

Um terço do peso do seu travesseiro é formado por ácaros

Outro dia a gente disse aqui no Superpride que deixar a cama desarrumada pode fazer bem para sua saúde e teve gente que torceu o nariz. O fato é que sua cama, além de ser um merecido local de descanso (e prazeres), também é um celeiro de sujeira.

Estima-se que existam pelo menos 1,5 milhão de ácaros vivendo na sua cama neste exato momento. Esses bichinhos malditos vivem na poeira e são responsáveis por causar a alergia de muita gente. Tosses, espirros e coceira na garganta são alguns dos sintomas que podem ser despertados nesse processo.

Quem é alérgico, que nem eu, tem que ter o dobro de cuidado com a higienização dos objetos que têm mais chances de acumular ácaros. Travesseiros, colchões e cobertores são alguns deles. Para se ter uma ideia, após dois anos de uso, seu travesseiro fica mais pesado. Isso acontece porque os ácaros se proliferam de tal forma ali que eles passam a compor um terço do peso do objeto.

Entre os dois anos da troca de travesseiros, o especialista sugere que a lavagem deles seja feita a seco, já que a umidade é um ambiente favorável para a proliferação dos organismos. Para quem tem alergia, o mais recomendado é utilizar travesseiros de látex ou espuma, ou pelo menos usar capas protetoras antiácaro.

Além disso, vale trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova, além de higienizar almofadas e colchões com um aspirador semanalmente.

Veja também:

Comentários

Sobre o autor

Nelson Sheep

Nelson Sheep

Editor-chefe no Superpride, youtuber, editor, produtor e diretor do canal Põe na Roda. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou com jornalismo econômico por 6 anos e fugiu para o mundo dos blogs para estimular o pensamento dos outros. É um ouvinte de primeira.