Hoje em dia, felizmente, nós temos avançados recursos tecnológicos para a realização da testagem do HIV. Além do tradicional teste de laboratório, que leva até três dias para mostrar resultado, há também as opções rápidas, que levam minutos para diagnosticar a presença do vírus no sangue.

E os médicos agora têm uma nova opção para agilizar os procedimentos. Cientistas do Imperial College de Londres criaram um novo dispositivo para realizar o exame em casa em menos de 30 minutos.

Basta conectar o gadget USB, num computador! O aparelho até parece um pendrive e é capaz de analisar uma gota de sangue com impulsos elétricos, assim como os já populares testes de diabetes, após uma pequena picadinha.

De acordo com estudo publicado na revista Nature, o dispositivo se mostrou confiável, com 95% de acerto quando comparado com testes de laboratório.

Criado em parceria com empresa DNA Electronics, o pendrive permite monitorar constantemente a quantidade de HIV no sangue, uma medida essencial para o sucesso do tratamento com medicações retrovirais. Além disso, reduz o custo e permite a realização de testes em regiões remotas.

O próximo passo, segundo os cientistas, é permitir a mesma facilidade para o exame de outros vírus, como a hepatite, por exemplo.

Encontrou algum erro no post? Fale pra gente!