Beleza

Esses são os truques para valorizar o cabelo crespo masculino

Olá meninos do cabelo crespo que nem o meu! Nessa altura da vida, você já deve saber que nossa cabeleira é charmosa, mas pede cuidados constantes. Manter os fios bonitos e no lugar é uma tarefa que exige hidratação e manutenção do corte, por exemplo.

E não estou falando no “tratamento T” de “tesoura” ou de máquina zero pra ficar careca. Abaixo, listamos algumas dicas que você precisa saber para assumir o crespo sem fazer feio. Confira!

Os segredos do cabelo crespo masculino

O banho ideal

Sabe aquela água quentinha que você curte durante o inverno? Ela é contraindicada para o cabelo crespo masculino, pois pode aumentar a produção de sebo e levar ao aparecimento de caspa. O ideal é manter o chuveiro na opção morna.

O couro cabeludo deve ser massageado com as pontas dos dedos. Lembre-se de esfregar todas as regiões da cabeça muito bem.

Na hora de secar os fios, você deve apertá-los suavemente com a toalha para que a água seja absorvida. Esfregá-los pode aumentar o frizz, aquele aspecto arrepiado. Já para a remoção dos nós, o pente largo é o acessório ideal. Nunca use escova com os cabelos molhados – o resultado é quebra.

Hidratação

A hidratação é um procedimento fácil e que devolve os nutrientes necessários para manter as ondas bonitas. Ela deve ser feita semanalmente, com produtos específicos para o seu tipo de cabelo. O processo é realizado durante o banho. Os cabelos precisam ser higienizados com shampoo.

Depois, o cosmético recomendado pelo seu cabeleireiro é aplicado em todo o comprimento das madeixas – menos na raiz! Aguarde agir por aproximadamente dez minutos. Remova com muita água e finalize com uma pequena quantidade de condicionador. Não exagere!

Uma boa dica para o dia a dia é investir em cosméticos próprios para cabelos crespos. Esses produtos contam com ativos específicos para manter o cacheado no formato certo e sem frizz.

Corte

Dá para investir em qualquer estilo. Os fios podem ser longos ou mais baixinhos na lateral, conforme a sua preferência. O que importa é manter os cuidados e aparar as madeixas periodicamente. Deixar o cabelo crespo muito tempo sem corte prejudica o visual, já que os fios ficam sem forma. Aí, é difícil até mesmo fazer um penteado mais arrumadinho.

Finalização

Os produtos finalizadores garantem o penteado perfeito para qualquer ocasião. Você pode optar entre creme para pentear, leave-in, pomada, mousse ou óleo. Os cosméticos podem ser aplicados a qualquer hora do dia, de acordo com a necessidade. Vale inclusive ter um na mochila para fazer alguns retoques, caso seja preciso.

Alisar?

Essa é a última saída. O cabelo crespo masculino pode parecer difícil de lidar, mas madeixas alisadas artificialmente requerem ainda mais dedicação. A química responsável pelo alisamento pode quebrar os fios e causar pontas duplas. Pense bem antes de investir nesse tipo de procedimento. Antes, procure testar cortes de cabelo e produtos de finalização diferentes.

Comentários

Sobre o autor

Nelson Sheep

Nelson Sheep

Editor-chefe no Superpride, youtuber, editor, produtor e diretor do canal Põe na Roda. Formado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou com jornalismo econômico por 6 anos e fugiu para o mundo dos blogs para estimular o pensamento dos outros. É um ouvinte de primeira.

Deixe um comentário